Vereadores visitam Mercado Municipal

19/03/2011 00:00

Vereadores visitam Mercado Municipal

Em recente visita ao Mercado Municipal, vereadores acompanharam a situação de comerciantes que tiveram seus produtos apreendidos por não estarem adequados às exigências da lei federal que dispõe sobre a produção do queijo Minas Artesanal.
O proprietário dos estabelecimentos Banca do Edson e Banca do Edson Delicatessen, Ednei Eduardo de Sousa, pontuou sobre os problemas enfrentados pelos comerciantes. Os produtos que antes ficavam expostos em bancas à frente dos estabelecimentos agora ficam estocados em refrigeradores. Segundo ele, as vendas caíram consideravelmente. “De acordo com a lei, o queijo minas artesanal meia cura não pode ficar exposto e deve ser embalado. Para atender a legislação, passamos a embalar e colocamos na geladeira, mas em três dias ele altera o gosto característico”.
Carlos Gomes Moreira também é comerciante de laticínios do Mercado Municipal e concorda quanto à alteração das características do produto ao se adequar à lei. “O queijo Minas artesanal tem microorganismos que têm seu ciclo de vida prejudicado pela embalagem, alterando o sabor”. A subgerente do estabelecimento, Raquel Gomes da Silva, destacou que as vendas foram prejudicadas. “O cliente não está acostumado com o queijo como está sendo comercializado agora. Nossos queijos ficavam expostos, hoje está escondido”.
Com intuito de contribuir na discussão em defesa dos produtores e comerciantes, vereador Ripposati (PSDB) participou de reuniões com técnicos especializados no assunto. Segundo ele, o legislativo está atento ao caso, inclusive envolvendo deputados das esferas federais e estaduais na tentativa de encontrar soluções. Ele lembrou como era a exposição do produto antes da fiscalização. “Ele ficava em local seguro, higiênico, e, antes de comprar, o cidadão poderia experimentar. Mas hoje isso não é mais possível. Nós entendemos a necessidade de o promotor cumprir a lei, mas sabemos que pode haver bom senso até no cumprimento da legislação”.
Vereador Samuel Pereira (PR) foi o autor da iniciativa de convidar os demais vereadores para realizar a visita no Mercado Municipal. “Pude observar com tristeza os proprietários das empresas. Mas garanto que estamos fazendo nossa parte”.