Antônio Ronaldo Amâncio de Souza é membro de uma tradicional família uberabense, filho de Alaor Amâncio de Souza (professor) e Maria dos Reis Amâncio.

Foi estudante de música no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, onde revitalizou o Diretório Acadêmico, ajudando assim a popularizar a arte e música erudita.

Evangélico, membro da Primeira Igreja Batista de Uberaba, foi fundador do CONJEU (Conselho de Jovens Evangélicos de Uberaba), também foi um dos participantes da fundação do CONPAR (Conselho de Pastores do Alto Paranaíba e região), atualmente, é o coordenador da Casa do Recomeço – entidade que tem o objetivo de oferecer a inclusão social por meio de novas oportunidades na sociedade.

Foi o criador dos eventos evangélicos: Geração Cristã (Olimpíadas evangélicas de Uberaba), Uberabênção, Mostra de Dança Cristã, Uberagospel, bem como ser o precursor em trazer para nossa cidade a ‘Marcha Pra Jesus’, no ano de 1998; entre outros.

Como gestor do CONJEU, participou da conquista junto ao Poder Executivo, quando houve a denominação da Praça da Bíblia e, atualmente, detém como um de seus projetos, além de outras propostas, buscar recursos para a construção do Museu da Bíblia na cidade de Uberaba.

Trabalhou no Rio de Janeiro, como agente de ressocialização junto aos internos do sistema prisional em Bangu.

Em 1998, voltou para Uberaba, quando aceitou o convite municipal e passou a lecionar aulas de música no CARESAMI (Centro Socioeducativo de Menores Infratores de Uberaba), onde ministrou aulas de violão e, durante o período em que lá esteve, pôde ajudar a recuperar mais de 50 (cinquenta) vidas de adolescentes internos que passaram por aquela instituição.

No período de 2012 à 2016, ocupou o cargo de Presidente Adjunto na Fundação Cultural, foi o idealizador do Projeto ‘Delas por Elas’, cujo objetivo é a valorização da mulher e suas atribuições. Também pôde idealizar o Réveillon (virada de ano municipal) no Parque das Acácias (Piscinão), mostrando para a população de Uberaba que podemos sim realizar grandes eventos em nossa terra.

Foi eleito vereador na Câmara Municipal de Uberaba em 2016, com quantidade expressiva votos para iniciar sua primeira legislatura Casa das Leis da Cidade de Uberaba.

Em 05 de Agosto de 2019, foi nomeado pelo Prefeito Paulo Piau o Presidente da Fundação Cultural de Uberaba, onde durante 08 (oito) meses pôde trabalhar, exclusivamente, com a cultura da cidade, em prol do respeito, ao credo, à cor e à raça; participando e idealizando os preparativos e início da conclusão dos 200 (duzentos) anos da Cidade de Uberaba.

No mês de abril de 2020, retorna ao Poder Legislativo para cumprir seu mandato como vereador dentro da 18ª legislatura da Câmara Municipal de Uberaba, para continuar representando a população, em políticas públicas, fiscalizando, indicando e requerendo ao Poder Executivo, as demandas e necessidades de nossa Cidade.

Vereador
Partido: MDB
E-mail: vereadorronaldoamancio@camarauberaba.mg.gov.br
Telefone(s): 3318-1721 / 3318-1741

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020