Ações Culturais são debatidas na CMU

14/04/2010 00:00

Ações Culturais são debatidas na CMU

A representante da União dos Artistas Uberabenses (UAU), Luana Rodrigues de Araújo, fez uso hoje (14/04) da Tribuna Livre da Câmara, durante a sessão ordinária. Ela falou sobre a criação da entidade, destacando que o objetivo da mesma é desenvolver planos voltados para cultura e para os artistas da cidade. A UAU é uma entidade sem fins lucrativos e seu funcionamento acontece através de duas modalidades de associados, sendo artistas e entidades. “Queremos promover ações de valorização dos artistas, dar novos rumos ao setor em Uberaba, fazer a defesa dos artistas, promover convênios com instituições, eventos culturais, viabilizar a profissionalização dos artistas, além de incentivar a arte no meio infantil”, destacou Luana.
Ela também firmou que Uberaba tem carência de políticas voltadas para o apoio cultural, mesmo tendo a Fundação Cultural, que tenta empreender iniciativas no setor.
O presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, vereador e professor Carlos Alberto de Godoy (PTB), reafirmou a carência do setor. Ele disse ainda que a comissão tem trabalhado para a efetivação de um Sistema Municipal de Cultura, que terá um Conselho Municipal ativo. “Também solicitamos a criação da Lei de Incentivo a Cultura e do Fundo Municipal de Cultura. Queremos nos colocar a disposição da UAU e também pedir o auxilio da entidade nos trabalhos que a comissão está desenvolvendo”, disse Godoy
O vereador, primeiro secretário da CMU e membro da comissão, Luiz Humberto Dutra (PDT), parabenizou a iniciativa da entidade e afirmou que a Câmara será parceira, pois entende que a arte faz parte da história da comunidade e tem de ser incentivada. O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) explicou que durante seu último mandato defendeu a criação de uma secretaria específica para o setor cultural, mas em seu lugar foi criada a fundação. Ele também explicou que está elaborando um projeto, denominado “Valores Culturais na Praça”, que busca o incentivo a ações culturais voltadas para a preservação ambiental. Ripposati solicitou o apoio da UAU na elaboração do projeto.