Audiência Pública encerra Congresso de Primeira Infância

26/10/2010 00:00

Compartilhar

Audiência Pública encerra Congresso de Primeira Infância

Audiência Pública sobre Políticas Públicas para a Primeira Infância encerrou atividades do II Congresso Brasileiro da primeira Infância. Entre os presentes, idealizador do evento, fundador do Instituto de Vivência em Valores Humanos e presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Lourival dos Santos, representante da Comissão dos Direitos Humanos, Glaucia Garcia dos Santos, vice-prefeita de Canela (RS), Lesli Serres Oliveira, presidente da Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz no Senado Federal, Lisle Lucena, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba – COMDICAU –, Michelle Carvalho Santos, e presidente da Unimed, anestesiologista Sétimo Boscolo. A moderadora foi a médica pediatra e presidente da Comissão Científica, Sônia Regina da Silva.
Orquestra de Flautas do Colégio Marista Diocesano inspirou conferencistas que proferiram suas palestras logo em seguida. Lourival dos Santos ressaltou a relevância de abordar políticas públicas para a Primeira Infância. Lesli Serres explicou sobre a Semana do Bebê de Canela (RS) que já está em sua 11ª edição. “O Poder Público tem que participar. Quando isso acontecer, toda a sociedade vai abraçar essa causa”. Lisle Lucena expôs sobre a 3ª Semana de Valorização da Primeira Infância e da Cultura da Paz do Senado Federal que acontecerá em novembro, bem como projetos de cursos e oficinas gratuitos a serem oferecidos nesse período. “A dedicação de Lourival a este projeto terá gratificação daqui a alguns anos”.
Sétimo Boscolo, apesar de representar entidade privada, esclareceu sobre programas oferecidos pela Unimed. Dentre eles, Curso Casal Gestante consiste em equipe escolhida para conscientizar e preparar o casal gestante com aulas direcionadas sobre gravidez, parto e pós-parto, aleitamento materno e singularidade familiar. “Temos que deixar para próxima geração um mundo melhor do que recebemos”. Michelle, por sua vez, elucidou sobre funções do COMDICAU, com ênfase na avaliação e execução das políticas públicas que são deliberadas. “Contudo, não adianta pontuar políticas públicas se não pensarmos em estruturação da família. Precisamos saber o que está acontecendo nas famílias para pontuarmos assuntos”. 
Como representante da Comissão dos Direitos Humanos, Glaucia Santos parabenizou iniciativa de Lourival e participação dos especialistas durante audiência. Ademais, explicou sobre a estreita relação entre direitos humanos e valores humanos. Coordenadora de Gestão e Comunicação do evento, jornalista Evacira de Coraspe, encerrou com agradecimentos aos conferencistas e equipe que trabalhou pela concretização do evento. “Agradeço imensamente a todos que estiveram aqui. Desde o início, todos foram unânimes ao ressaltar a importância do tripé: família, estado e sociedade”. 
Congressistas interagiram com integrantes da mesa ao enviar perguntas que foram sendo respondidas. Os certificados foram entregues após encerramento da audiência. Para fechar a noite no auditório da Prefeitura, Solenidade de Menção Honrosa em Valores Humanos presenteou profissionais destaques em valores humanos das instituições envolvidas na II Semana de Valores Humanos. Participantes do Concurso também foram premiados. 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados