Borjão reivindica ônibus a receita

24/03/2010 00:00

Borjão reivindica ônibus a receita

O vereador Marcelo Machado Borges – Borjão esteve reunido com o delegado da Receita Federal em Uberaba, Mauri Luís Menin para tratar da cessão ou depósito de ônibus à Prefeitura de Uberaba,  eventualmente apreendido, que esteja em condições para transportar alunos do PROETI. O assunto foi abordado no requerimento 394 aprovado no último dia 15. Houve excelente receptividade por parte do delegado que prometeu estudar a possibilidade.
Mauri Menin informou ao vereador que há três anos vem batalhando junto à Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais para que haja uma destinação social aos veículos que foram apreendidos pela Receita e encontram-se parados no depósito, se deteriorando. São veículos que fazem parte de processos judiciais em andamento ou que já tenham sentença favorável à União. Isso gera uma série de problemas como o sucateamento dos veículos, a poluição ambiental em razão do processo de degradação do material e a falta de espaço no pátio para abrigar novos veículos.
 Além disso, projetos sociais deixam se existir ou encontram dificuldades em se manter justamente por falta de transporte para seus participantes.
A proposta de Borjão é de que um desses veículos seja usado para transportar crianças de até 10 anos. Ele informa que existe uma parceria entre a Secretaria de Esportes e as empresas Líder e Piracicabana para o fornecimento de 500 passes por mês às crianças. “Essa medida é excelente e demonstra a sensibilidade das empresas, porém é complicado para as crianças abaixo dos 10 anos terem de pegar coletivos comuns para freqüentarem as unidades do Proeti”.  Esse ônibus da receita seria exatamente para atender esse públicos de 7 a 10 anos, disse.
O vereador lembrou que existe por parte da Receita um programa de Educação Fiscal e essa medida também poderia entrar nessa perspectiva, já que é uma forma de uso social de um equipamento fruto de crime ou contravenção.
O sub-secretário de Esporte e Lazer, Carlos Dalberto (Belzinho) foi convidado pelo vereador para participar da reunião . Segundo ele, se hoje o Proeti-2º Tempo atende 12 mil 500 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, com o ônibus será possível expandir esse número para 18 mil atendimentos.
Marcelo Borjão destacou que a grande preocupação é com aquelas crianças que residem em bairros distantes e freqüentam o Proeti em vários clubes de Uberaba, como Jockey Club, Sírio Libanês entre outros. “Por isso é fundamental o ônibus da receita”, salienta o parlamentar.
A reunião entre o vereador, o delegado regional da Receita e o subsecretário de Esportes foi agendada pelo auditor fiscal aposentado e advogado, Alberto Rodrigues de Souza.