Câmara apresenta DVD histórico e reacende a polêmica sobre aniversário de Uberaba

12/12/2011 00:00

Aconteceu no plenário da Câmara, nesta sexta-feira, o pré lançamento do projeto Memória Viva, que pretende contar a história de Uberaba nos séculos XIX e XX através de fotos e documentos oriundos de campanha popular lançada pelo Legislativo. O presidente e idealizador Luiz Dutra (PDT) chamou o evento de reunião de trabalho, porque conclamou a todos os presentes auxílio para aproximar a pesquisa o máximo possível da realidade. Para isso, cada um recebeu um DVD com os dados e mais de duas mil imagens já coletados para que possam fornecer mais detalhes a cerca da veracidade das datas. A ideia é justamente confrontar os dados e formatar o material final. Depois de pronto, o DVD será distribuído à população. "Queremos democratizar a história de Uberaba", disse o presidente Dutra.
Diversos segmentos da sociedade se prontificaram a acompanhar e participar do projeto. Estiveram presentes Tiago Ricciopo, da ABCZ; Reinaldo Cesar, da Copervale; Pedro Coutinho, Comphau; Iara Fernandes, do Arquivo Público; Carlos Perez, do TEU; João Eurípedes Sabino, da Academia de Letras e o escritor Guido Bilharinho, dentre outras personalidades.
O presidente se emocionou em vários momentos e contou um pouco de sua vida, desde a infância, relatando como era a Uberaba de ontem e sua participação, mesmo menino, na história da cidade. "Não sou historiador e nem técnico, sou apenas um curioso. Quero contar a história do nosso município, pois como homem público, preciso saber com o que estou lidando, preciso conhecer nossas raízes e a pujança do nosso desenvolvimento enquanto município. Não admito passar pela presidência desta casa e dar a minha contribuição para a preservação da história", disse.
Polêmica: Dentre muitos fatos históricos comentados, Dutra apontou a inexistência de data para o aniversário da cidade. "Temos o dia de Uberaba, mas não temos uma data correta para comemorarmos seu aniversário. Eu aponto o dia 2 de maio, porque foi elevada à cidade neste dia. Dessa forma, pretendo apresentar um Projeto de Lei retornando o aniversário para esta data", diz. Já para Guido, aniversário é o nascimento, a fundação. "Ao meu ver, esse dia para Uberaba remete ao dia que Major Eustáquio resolveu construir um retiro por aqui. A data correta, não temos em nenhum registro".