Cemei Beija Flor realiza 1ª Noite do Pijaminha

O vereador Cléber Humberto Souza Ramos (PMDB) – Cléber Cabeludo, acompanhou a realização de um projeto inédito entre os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). A 1ª Noite do Pijaminha aconteceu dia 4 de dezembro, no Cemei Francisca Valias Venceslau, situado na rua Ronan Ferreira Maluf, 450, conjunto Beija Flor II.
Segundo a diretora Cedna Maria Silva Lemes, que assumiu o Centro há oito meses, a idéia surgiu como uma forma diferenciada de se despedir das crianças que completaram cinco anos e estão se despedindo da creche, a única da cidade que funciona a partir das 5h40, um diferencial, uma vez que, a maioria das mães, começa a trabalhar às 6 horas.
Muitas crianças permaneceram no local desde os seis meses de vida. Atualmente 210 são atendidas, de zero aos cinco anos, sendo que 53 estão deixando o Centro. Destas, 52 participaram da “Noite do Pijaminha”.Várias atividades foram programadas, sejam elas educacionais, culturais, recreativas e esportivas. Os participantes tiveram uma “caça ao tesouro”, oficinas de música e dança, jogos no computador, histórias e faz de conta, seguido de jantar, a chegada do Papai Noel, com distribuição de brinquedos, apresentação de filme, higienização, lanche, momento de repouso e oração. No dia seguinte as crianças ainda tomaram um reforçado café reforçado, antes de seguirem para casa.
Além da Secretaria Municipal de Educação, o Cemei contou, ainda, com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, que fizeram rondas pelas imediações do local durante toda a noite.
Todas as professoras participaram, explicou a diretora, inclusive de outras turmas. Três mães ajudaram a cuidar dos pequenos, entre elas a analista de recursos humanos Jucélia Sadowsky, cuja filha completou cinco anos e está na creche há dois anos e meio. Ela disse que ainda não sabe como vai fazer, uma vez que a menina não poderá mais permanecer no Cemei a partir do próximo ano.
Outros projetos, desenvolvidos pelo Centro, tem chamado a atenção dos pais. Somente a fila de espera tem 180 nomes. Uma parceria com o curso de enfermagem da Universidade de Uberaba, por exemplo, possibilita o “Semeando Saúde”, através do qual, uma vez por semana os alunos do curso avaliam as crianças, aferindo pressão e acompanhando o peso.
Cedna explicou que, os casos onde são constatadas alterações, são encaminhados para o posto de saúde ou médicos parceiros, que atendem de graça. Cada criança conta com uma ficha individual, onde todos os procedimentos são adotados.
A diretora ressaltou que hoje os pais são parceiros do Cemei. Ela lembra que, quando assumiu a creche, teve muitas dificuldades, lembrando que, na primeira reunião, apenas dez compareceram. Cedna começou então um trabalho de atrair as famílias e começou a entrar em contato com todos através do telefone, com autorização da secretaria municipal de Educação.
Mesmo assim alguns resistiram, e só passaram a comparecer as reuniões após serem notificados pelo Conselho Tutelar. Hoje, de acordo com a diretora, os horários são bastante flexibilizados (a partir das 19 horas) e os poucos pais que não podem comparecer justificam por escrito.
“É preciso começar com a cultura da participação dos pais na educação infantil”, concluiu Cedna. Para o vereador Cléber Cabeludo, o trabalho desenvolvido pela diretora é digno de elogios, em um momento tão importante nas vidas destas crianças. Lembranças que, com certeza, elas levarão para o resto da vida.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020