Cléber reivindica aumento no repasse do Hospital da Criança

11/04/2011 00:00

Cléber reivindica aumento no repasse do Hospital da Criança

Devido ao aumento no número de atendimentos no Hospital da Criança, o vereador Cléber Cabeludo (PMDB), presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, se reuniu com  Valdemar Hial, Secretário Municipal da Saúde e com a presidente do Hospital da Criança, Maria Rita Carniel. Atualmente, o hospital recebe repasse mensal de R$ 134 mil/mês. A reivindicação do vereador é para que este valor tenha um reajuste de 15%, aproximadamente, R$ 20 mil. Ele também solicitou a liberação de mais plantões para o HC, ou seja, a presença de mais médicos para atender as crianças que procuram à instituição hospitalar.
Segundo a presidente, nos últimos meses o aumento do atendimento foi significativo e deve aumentar ainda mais, visto o período de outono/inverno. Outra informação repassada por ela, diz respeito a medicamentos. O hospital, principalmente, com pessoas mais carentes, faz a primeira aplicação do remédio. Apoiando a presidente, Cléber lembrou que muitos pais não tem condições de comprar o remédio para medicar o filho e o hospital tem que fazer este papel, pois as crianças não podem sair sem estarem medicadas, ou que aumenta ainda mais as despesas.
Outra questão ressaltada por Cléber Cabeludo, é que os pais não gostam de levar as crianças nas UPA’s, evitando o contato com adultos doentes. Por ser o HC especializado no atendimento infantil, os pais preferem levar os pequenos ao local, o que muitas vezes lota o hospital. Para Cléber, o secretário ficou sensibilizado com a situação. “Ele reconheceu que o Hospital precisa de apoio visto o aumento no atendimento. Ele está sensibilizado e acredito que conseguiremos em breve uma resposta positiva”, disse.
Esta não é a primeira vez que o vereador atua em prol do Hospital da Criança. Através de articulação, ele conseguiu apoio do deputado federal Aelton Freitas, que apresentou emenda parlamentar no valor de R$100 mil. Cléber também conseguiu junto a Usina Vale do Tijuco a doação de R$ 20 mil para o hospital. Com emenda de sua autoria, o vereador também destinou R$ 20 mil ao HC. “Como vereador e estando a frente da comissão de saúde, preciso lutar e trabalhar para ajudar estas instituições. Assim como o HC, o Hospital Hélio Angotti e o Beneficência Portuguesa estão sendo assistidos. A comissão deve estar atenta a estas demandas, pois estas instituições tem um vínculo forte com a comunidade, fazendo um atendimento filantrópico e que precisa de apoio”, finalizou.