CMU homenageia artistas uberabenses com Comenda Markito
A Câmara Municipal de Uberaba realizou (23), pelo 10º ano consecutivo, no Salão Nobre da Casa, a Solenidade Comenda Markito. Criada através da Lei 8447, de 7 de novembro de 2002, de autoria do vereador da 14ª Legislatura, Elmar Humberto Goulart, a Comenda foi instituída para homenagear pessoas que contribuem de forma benemérita para a promoção da arte, da cultura e da moda no âmbito do município de Uberaba. 
Este ano, duas personalidades foram agraciadas com a honraria. Uma delas é Marta Enes Cruvinel, formada em piano e Educação Musical, professora do Conservatório de Música “Renato Frateschi” desde 1976. Conhecida pela grandiosidade de seus espetáculos, Marta também se destaca pela generosidade, haja vista que suas apresentações são sempre beneficentes. “Agradeço e dedico essa comenda a meus pais, irmãos, esposo, filhos e neto. Agradeço pela força que sempre me deram durante esse 26 anos de realização de shows”, destacou, acrescentando que o trabalho sempre é árduo e exige muita persistência, mas ao mesmo tempo prazeroso e gratificante.  
O outro homenageado é Pedro Humberto Rosa Amuí, o Pedrinho Amuí, graduado em Artes Visuais, pós-graduado em Educação em Arte, compositor, pianista, tecladista e cantor, além de já ter gravado quatro CDs. Pedrinho realiza inúmeros shows e apresentações em bares, teatros e locais de eventos em Uberaba e região, com repertório de MPB, pop e rock nacional e internacional. Ele também é professor de música do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira. “Essa homenagem é um grande incentivo para as pessoas ligadas à arte e cultura. Nada mais justo do que essa comenda receber o nome de Markito. Agradeço à Câmara Municipal e a todos que acreditam que eu seja merecedor dessa comenda”. 
Para a irmã de Markito, Mônica Rezende, o nome do estilista possui uma importância histórica de grandes dimensões. Segundo ela, através da moda, o estilista projetou-se internacionalmente e, junto com ele, elevou todo o país. “Este ano, como sempre, Markito está muito bem representado pela Marta Enes e Pedrinho Amuí”, salientou. Ao concordar com ela, o secretário de Governo, Rodrigo Mateus Signorelli – representando o prefeito Anderson Adauto na ocasião – explicou que a comenda é uma forma de lembrar de Markito com gratidão e muito carinho. “Parabenizo o trabalho de Mônica, que transcende o tempo e a ausência. Parabenizo, também, os homenageados pelo excelente trabalho prestado à comunidade por meio da arte”, destacou Signorelli. 
Arte de levar alegria para a vida das pessoas. A afirmação é do presidente da Câmara, vereador Luiz Dutra (PDT), que agradeceu aos homenageados o constante trabalho de disseminação da cultura musical junto à população. “Deixar o nome marcado positivamente na história é uma dádiva que poucos conseguem. Honrar seu povo e sua memória através do suor do seu trabalho é algo que transcende a sublimidade. Existem os que escrevem a história usando a pena, Markito usou a tesoura (…) Veja que alguém alcançou o mundo usando a tesoura. Cada um de vocês podem alcançar o mundo utilizando o coração”.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020