CMU homenageia Guarda Municipal

A Câmara de Uberaba homenageou os 10 anos da criação da Guarda Municipal. O evento aconteceu nesta quarta-feira (11/08), no plenário, através de iniciativa do vereador Cléber Cabeludo (PMDB). Participaram do evento o Secretário de Trânsito, Ricardo Sarmento, o Chefe de Policiamento da GM, Marco Túlio Gianvecchio, o Secretário Executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Márcio Valério.
Em seu pronunciamento, Cléber lembrou que a responsabilidade da GM tem aumentado, principalmente, devido às drogas. “A GM tem tido participação importante nas rondas as unidades escolares. Sabemos que falta equipamento, mas está melhorando e acredito que ficará ainda melhor”, afirmou.
Gianvecchio afirmou que nestes 10 anos “houve conquistas e que GM tem grandes responsabilidades, que são frutos do excelente trabalho que vem desenvolvendo na cidade”. Para ele, a homenagem prestada por Cléber é uma prova deste reconhecimento.
O Secretário Sarmento, falou sobre a prestação de serviço e as melhorais que serão implantadas na GM. Ele revelou que será organizada uma 2ª equipe da Patrulha do Silêncio, no sentido de combater os problemas de sonorização alta ocorridos na cidade e também que a PMU está comprando 100 armas não letais Taser. Ainda esta semana, afirmou Sarmento, deve ser publicado o edital para o concurso de mais 65 guardas municipais.
Avaliação – O vereador e vice-presidente da CMU, Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP), lembrou da necessidade de se elaborar um plano de carreira para os GM’s, garantindo uma valorização profissional. Concordando com Resende, o vereador Almir Silva (PR), afirmou que além desta questão é preciso, com urgência, melhorar o salário do guardas. O vereador Jorge Ferreira (PMN), pediu mais apoio da GM no patrulhamento escolar. José Severino Rosa (PT), fez coro com Almir em relação ao salário e, por outro lado, parabenizou a GM pela prestação de serviço, principalmente, no que diz respeito ao trânsito.
O primeiro secretário da Casa, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), delegado aposentado da PC, afirmou ser uma satisfação enorme render homenagens a GM, visto que participou da criação da corporação. O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) explicou a Sarmento que, através de requerimentos e indicações, sempre solicita ao Executivo, a compra de equipamentos e outras melhorais para a Guarda. Ele também afirmou que dentro da corporação é necessário existir a Guarda Ambiental, pedido que fez através de requerimento, haja vista que a Lei permite.
Os vereadores Samuel Pereira (PR) e Carlos Alberto de Godoy (PTB) destacaram a importância da GM para a cidade. Godoy foi além e reforçou a necessidade de manter a vigilância constante nas escolas para segurança dos alunos, mas que também o Executivo não deve apenas aumentar a responsabilidade, é preciso proporcionar salário digno.
O vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB), lembrou que em três mandados sempre foi defensor da GM. Neste sentido, afirmou o vereador, encaminhou requerimento ao Congresso Nacional, solicitando a inclusão da Guarda Municipal na PEC 300. “Se estão buscando o tratamento igualitário entre as Polícias Civil e Militar de todos os Estados, o mesmo deveria ser feito em relação aos Guardas Municipais”, avaliou.
O secretário executivo, Márcio Valério, revelou aos vereadores que está sendo feito um estudo para ampliar a segurança nas escolas, envolvendo a GM e PM. Ele também explicou que rondas já acontecem, mas a intenção é sempre melhorar.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020