Comenda Wagner do Nascimento é lançada no plenário da Câmara Municipal

27/05/2013 00:00

Comenda Wagner do Nascimento é lançada no plenário da Câmara Municipal
O plenário da Câmara Municipal de Uberaba foi palco da solenidade de lançamento da Comenda Wagner do Nascimento, na noite desta sexta-feira (24). A Comenda foi criada pelo Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afrobrasileira do Estado de Minas Gerais e instituída pelo Decreto nº 01/2013, de 24 de maio. O objetivo é homenagear pessoas que tenham se dedicado ao resgate histórico, cultural, educacional, social, político em prol da comunidade afro-brasileira. Ao todo 15 pessoas serão homenageadas a cada ano.
Representando a família, o presidente da Cohagra, Wagner do Nascimento Júnior, disse que a Comenda é uma lembrança mais do que merecida, por tudo o que seu pai fez. "Gostaria de agradecer e dizer que tenho muito orgulho do meu pai e do nome que eu carrego", disse emocionado. Em seu discurso, o produtor Antônio Carlos Marques, lembrou do apogeu vivido pela cultura durante o governo Wagner do Nascimento. "Criado por ele, o projeto Circo do Povo foi referência na área cultural, inclusive, para outros países", afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Elmar Goulart (PSL), lembrou que também ocupou a presidência do Poder Legislativo quando Wagner foi prefeito. "Tivemos uma convivência harmoniosa, respeitosa, de parceria", enfatizou Elmar, afirmando que esta relação trouxe muitos ensinamentos e que sempre teve uma grande admiração pelo homenageado.
O vice-prefeito Almir Silva lembrou que foi Wagner quem criou a Cohagra, que hoje, coincidentemente é presidida por seu filho. Presente à solenidade, o presidente do Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afrobrasileira do Estado de Minas Gerais, Ronaldo Moreira de Araújo, lembrou que trata-se de um órgão independente.
Também participaram da solenidade o vereador Luiz Dutra (PDT), o médico e cônsul do Senegal em Minas Gerais, Dr. Odo Adão, a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumaira Oliveira, a presidente do PTC Mulher, Catarina Leopoldino, o vice-presidente do Conselho de Participação e Integração, Welliman Hestefany, entre outras autoridades.
Conforme o Decreto, a Comenda Wagner do Nascimento será entregue anualmente em sessão solene no mês de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. Os homenageados serão escolhidos por meio de uma comissão, convocada pelo Conselho, para definição dos nomes entre os dias 1 a 30 de novembro. Também compete à comissão a definição do dia, hora e local da solenidade de entrega. Ainda segundo o Decreto, a Comenda consistirá de uma medalha dourada e prateada.
Wagner do Nascimento foi eleito prefeito de Uberaba em 1982, tornando-se assim o primeiro político negro a assumir a prefeitura de uma cidade brasileira. Engenheiro civil formado em 1964 pela Faculdade de Engenharia do Triângulo Mineiro, Wagner do Nascimento foi professor na mesma instituição. Foi um dos membros fundadores da Companhia de Distritos Industrias de Minas Gerais e idealizador da implatação dos três distritos industriais de Uberaba nos anos de 1960 e 1970, sendo também um dos responsáveis pela implantação do pólo químico em meados da década de 1970. Em 1966 elegeu-se vereador, e foi por duas vezes vice-prefeito.
Em 1982 foi eleito prefeito de Uberaba, e a partir daí ficaria conhecido e lembrado como "Fuscão Preto". O mandato como prefeito foi até 1988, e ele ainda foi eleito duas vezes deputado federal nas legislaturas de 1991 a 1999.
A solenidade de lançamento da Comenda Wagner do Nascimento foi transmitida ao vivo pelo Canal Câmara (canal digital 61.1).