Contas do governo Anderson Adauto são aprovadas no Legislativo

30/04/2021 17:56

As contas do ex-prefeito Anderson Adauto referentes ao ano de 2005 foram aprovadas pelo Poder Legislativo, na noite de ontem (30), durante a sessão online que contou a participação de Anderson Adauto (AA), do servidor de carreira Jorge Cardoso de Macedo, e do advogado de AA, Mateus Resende Vilela.

Mesmo com parecer prévio do Tribunal de Contas pela desaprovação das contas do ex-prefeito, devido à abertura e execução de R$15.978.907,19 em créditos especiais sem autorização legal no primeiro ano do governo, quatorze parlamentares decidiram pela aprovação das contas depois de quase duas horas de debate sobre o assunto. Caso a Câmara optasse pela reprovação da matéria, Anderson Adauto poderia ser impedido de concorrer a cargo público, como penalidade.

Durante a reunião, Celso Neto levantou vários questionamentos a respeito das leis autorizativas para a abertura do crédito discutido. O assessor geral de Orçamento da prefeitura, Jorge Cardoso de Macedo, que trabalhou no governo de Anderson Adauto, explicou aos parlamentares que todas as leis e movimentações registradas no sistema à época obtiveram aprovação legislativa através de diversas normas ou através de movimentações orçamentárias. “Se o Tribunal de Contas tivesse observado o balanço orçamentário e as alterações que foram feitas nos demonstrativos de despesas, esse valor teria sido evidenciado nas suas movimentações suplementares”, disse.

Anderson justificou as dúvidas apresentadas como sendo respostas a um tema “chato, árido, extremamente técnico e de difícil compreensão para o político. Fiquei na política por 26 anos ininterruptos, e pude compreender um pouco mais sobre orçamento somente quando ocupei posições no Poder Executivo”, afirmou.

As contas, que eram para terem sido votadas na última segunda-feira, mas por conta do não comparecimento na reunião dos servidores Jorge Macedo e Januário Molinero Neto [que, ontem, novamente não participou], os vereadores optaram pelo adiamento da sessão. As contas do governo AA receberam votos favoráveis dos parlamentares: Almir Silva, Balthazar da Farmácia, Denise Max, Elias Divino da Silva, Eloisio Santos, Fernando Mendes, Ismar Marão, Luizinho Kanecão, Luciene Fachinelli, Marcos Jammal, Paulo César Soares – China, Samuel Pereira, Túlio Micheli e Wander Araújo. O vereador Varciel Borges não compareceu à sessão devido à morte da esposa.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU