Dia do Desemboque é comemorado em Uberaba

28/04/2011 00:00

Compartilhar

Dia do Desemboque é comemorado em Uberaba

Pela primeira vez o Dia do Desemboque foi comemorado em Uberaba. A iniciativa partiu do vereador José Severino Rosa, após aprovação e sanção de Lei de sua autoria, incluindo a data no calendário oficial da cidade. Lembrando que Uberaba é cidade filha do Desemboque o vereador, apresentou vídeo com a história da região. Ele destacou que o povoamento de Uberaba começou há 204 anos, sendo que seu início foi no desemboque.  Participaram do evento, o presidente da Câmara de Sacramento, José Maria e o ex-presidente e historiador, Carlos Alberto.

Origem do Desemboque


 O distrito de Desemboque é o berço da civilização do Triângulo Mineiro. No início do século 19, cerca de duas mil pessoas residiam no julgado, que era o lugar mais importante do Oeste de Minas e do Sul de Goiás. Cem arrobas de ouro foram retiradas de suas minas, decadentes por volta de 1810. Havia no lugarejo vereadores, juiz e cartório. Atualmente, cerca 50 pessoas moram na vila.  
 A preservação das igrejas matriz de Nossa Senhora do Desterro (1743) e de Nossa Senhora do Rosário (1762), de suas imagens e móveis pelo Iepha-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) de Minas Gerais foi um passo importante, em 1984, por meio do decreto legislativo número 23.810, requerido pelo deputado Samir Cecílio (PMDB) e assinado pelo governador Tancredo Neves (PMDB) e pelo secretário de Cultura, José Aparecido de Oliveira.
 Em consequência, a Prefeitura de Sacramento em parceria com o Iepha restauraram, em 1995, as imagens de Nossa Senhora do Desterro e de Nossa Senhora do Rosário, avaliadas em R$ 200 mil cada. Na década de 1970, elas foram furtadas e recuperadas em São João Del Rei (MG). Atualmente, as representações religiosas estão na igreja matriz de Sacramento.  
 A Câmara de Sacramento, por iniciativa do seu então presidente, o professor e memorialista Carlos Alberto Cerchi (PT) criou o Dia do Desemboque, comemorado, anualmente, em 24 de abril. A primeira festividade foi realizada no ano passado, na cidade. Neste ano, a celebração ocorreu em Desemboque. O nascimento, em 1783, do Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Bruonswik, principal celebridade da história de Desemboque, foi a referência para a fixação dessa data.
Há 204 anos, em 27 de abril de 1807, iniciou-se o povoamento de Uberaba. As primeiras casas de madeira foram erguidas próximo à nascente do ribeirão Lageado dos Ribeiro, em terras do sesmeiro e rábula José Francisco Azevedo, oriundo do julgado do Desemboque. O lugar tornou-se conhecido como arraial do Lageado ou arraial da Capelinha, onde havia altares com Santo Antônio e com São Sebastião. 
O lugar onde começou Uberaba ficou conhecido como Marco do Lageado ou Marco do Centenário por ter sido fincado ali, em 22 de fevereiro de 1936, o monumento comemorativo dos 100 anos de elevação do arraial de Santo Antônio e de São Sebastião à condição de vila. O local ficou abandonado até 1981, quando memorialistas reencontraram o obelisco. As placas com a descrição sobre a importância do lugar e a da data comemorativa desapareceram, além de ter ocorrido soterramento de parte do mausoléu.
 O monumento localiza-se na Fazenda Lageado, de Keila Adriana Manzan. O pai dela, Lorival Dias Silva, o “Negrinho”, reside na propriedade e autorizou sua revitalização. O vereador reivindicou ao prefeito que o entorno do obelisco seja cercado e calçado, a fim de resguardá-lo. Com o objetivo de divulgar e facilitar o acesso ao monumento, o parlamentar propôs também que seja determinada a fixação de placas indicativas às margens da rodovia MG-190, nos dois sentidos, e nas estradas vicinais até o local. Para se chegar ao marco, toma-se aquela estrada no sentido Uberaba-Nova Ponte, após 6km, ao avistar à esquerda a fazenda  Botinas 4S, vira-se à direita para acessar uma estrada vicinal. Depois de passar pelo primeiro mata-burro pega-se uma entrada à direita e caminha-se cerca de 6,5km para chegar ao local onde está o Marco do Lageado.    
 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados