Discussão em torno do trânsito na UNIUBE e FCETM mobiliza vereadores

02/06/2009 00:00

As discussões em torno do trânsito caótico nas entradas e saídas da Uniube e FCETM mobilizou os vereadores uberabenses, ontem (05/05), durante audiência pública promovida pelo vereador Samuel Pereira. O trânsito no local, segundo os alunos é caótico e perigoso nos horários de pico, ou seja, de chegada e saída de estudantes. Segundo Pereira, os alunos o procuraram incentivados pela professora Sandra Bulhões e relataram o problema, tendo ido com ele in loco, mostrar a veracidade das informações. No inicio foi apresentada uma reportagem produzida pela equipe de jornalismo da TV Câmara mostrando o trânsito nas imediações da Universidade no horário de “rush”, entre 18h e 19h30minh.

Ficou claro com os depoimentos das instituições envolvidas: UNIUBE representada pelo diretor de Comunicação e Marketing, Ricardo Saud e a FCETM representada pelo seu vice-diretor Sérgio Martins, que algo precisa ser feito urgente no sentido de garantir a segurança dos alunos. Ambos cumprimentaram o vereador Samuel Pereira pela iniciativa.
Apoio - Os vereadores parabenizaram o colega parlamentar pela iniciativa e deram sua contribuição. O vereador Almir Silva (PR), utilizando a reportagem, destacou que “uma imagem valia mais que mil palavras” e a solução para o problema deveria acontecer com agilidade por parte do Poder Público. O vereador professor Carlos Alberto Godoy (PTB), destacou que existe um projeto que está tramitando na Câmara dos vereadores referente à inserção de disciplina sobre educação no trânsito nas escolas.  O vice-presidente da mesa diretora, Afrânio Carlos Lara Resende (PP) aproveitou a presença dos representantes do executivo para cobrar respostas quanto aos projetos impetrados na prefeitura, como é o caso do requerimento 0622 – que trata de instalação de semáforo no entroncamento das Avenidas Afrânio de Azevedo com a Santana Borges. O vice-presidente ainda lembrou sobre requerimento do vereador Cleber Humberto, “que trata de uma revisão em relação à rotatória enfrente ao Shopping Uberaba, pois ali já aconteceram vários acidentes”. Já o vereador Cléber Cabeludo defendeu a elaboração de um plano diretor. “Não vejo solução para aquele trânsito, pois a Uniube cresceu muito e duvido que qualquer ação vá resolver esse problema. Eu penso que a saída é a construção de um novo campus” disse o vereador.

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) por sua vez, defendeu o desenvolvimento sustentável. “Quando todos olham para o trânsito, eu olho para o entorno, o que vemos é a construção de bares, restaurantes e supermercados. E ainda está previsto para as imediações um hospital e a praça dos três poderes, ou seja, o trânsito tende a ficar ainda pior. Não há como falar de crescimento sem planejamento”, disse o vereador.  Quem também tem projeto, na mesma direção, em tramitação é o vereador José Severino, “quero cumprimentar o nobre vereador Samuel Pereira e ressaltar que o requerimento 380 de minha autoria está na mesma direção que o pedido que o senhor fez” disse. O vereador Jorge Ferreira também elogiou o companheiro e pediu ao executivo que olhasse “com mais critério para os requerimentos que estão sendo encaminhados a prefeitura no que diz respeito ao trânsito, pois são muitos”, disse o vereador.

O vereador democrata Itamar Ribeiro de Rezende, afirmou que o trânsito em Uberaba é caótico e não será revisto da noite, mas que a prefeitura deve começar a trabalhar no sentido de melhorar a sinalização (vertical e horizontal) as praças, rotatórias e avenidas.
Governo - O subsecretário de Governo e secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança, Wellington Cardoso Ramos, apresentou números referentes à violência do trânsito naquele local. Segundo ele, foram 121 acidentes.

O secretário de Planejamento da prefeitura, karim Abud Mauad, apresentou três propostas para a solução do problema que inclui: semáforos, lombadas, rotatórias e outras ações não só na Avenida Nenê Sabino, mas no entorno, como por exemplo, a Praça Pôr do Sol, a rotatória do Aeroporto e interseção na Avenida Antônio Rios. Uma outra proposta foi apresentada pela Universidade de Uberaba. Após vários debates ficou acordado que no dia 15 de maio será apresentada em reunião uma única proposta que será encaminhada ao prefeito Anderson Adauto. O autor do requerimento vereador Samuel Pereira afirmou que ficou satisfeito com o resultado da audiência. “Agradeço o apoio recebido dos meus colegas vereadores e compreensão e o comparecimento de representantes do poder executivo. Acho que demos um passo importante para resolver o problema e acredito que a comunidade estará aguardando o desfecho desta situação, no sentido de garantirmos a segurança dos estudantes”, enfatizou o vereador Pereira.