Dutra apresenta projeto de restauro e revitalização do paço e plenário aos servidores


 O presidente Luiz Dutra (PDT) reuniu todos os funcionários no plenário da Câmara para a apresentação do Projeto de Restauro e Revitalização dos dois prédios que compõem a casa. Para a explanação, estiveram presentes o arquiteto Marcondes Nunes de Freitas e o projetista Jamilton Pereira.
 Para o paço, que funciona num imóvel tombado pelo patrimônio histórico, o arquiteto terá um trabalho árduo. O desafio é consertar respeitando os elementos que caracterizam o estilo eclético do prédio. Serão muitas as intervenções, entre elas, nas esquadrias de madeira que possibilitam a entrada de água, causando danos ao piso e às paredes. Além disso, todas as instalações elétricas, hidráulicas e logísticas passarão por uma adequação geral. “Para todo lado se vê cabos e fios puxados de qualquer jeito. Isso acontece quando há falta de projeto, as pessoas agem de acordo com o que pensam”, alertou Pereira. Os telhados também sofrerão modificações; se necessário, será incluída uma subcobertura. Está previsto também a construção de sanitários com acessibilidade.
 Já no outro prédio, em estilo art decó, o plenário será totalmente modificado. “Será um ambiente muito mais arejado, moderno, confortável e funcional”, disse Marcondes. A remodelação e ampliação prevêem jardins nas laterais, espaço específico e privilegiado para a imprensa e 133 lugares para o público.
 Segundo Dutra, o processo licitatório está praticamente concluído e as obras devem iniciar em dezembro, aproveitando, inclusive o recesso parlamentar. Segundo os profissionais envolvidos, a parte mais lenta ficará por conta da revitalização, pois exige trabalho minucioso para não descaracterizar a arte das pinturas. Estas, aliás, serão mantidas e/ou restauradas.
Para o presidente, esse momento com os funcionários da casa é a peça chave para o sucesso do projeto. “Numa casa legislativa, todo o funcionalismo deve saber o que está acontecendo e ele precisa interagir diante dos propósitos. Ouvindo a sugestão de cada um é que poderemos recriar um espaço mais adequado ao trabalho”.
O presidente ainda ressaltou que sua meta maior é a construção da nova sede que está dependendo de ações do Executivo. Ele esclareceu por que prefere reformar os dois prédios a esperar pela construção da nova sede. “A nova câmara levará mais de cinco anos para ser erguida. E tudo o que tem caráter histórico merece nosso respeito e cuidado. Deixando o paço e o plenário novos, poderemos transformá-los, futuramente, em um centro de memória e cultura, servindo ao povo. É essencial ligar o passado, com esta revitalização, ao futuro, com a construção da nova sede”.

Bônus natalino: Além de todas as novidades referentes ao espaço, o presidente Luiz Dutra revelou para os servidores que este ano eles serão contemplados com um bônus natalino nunca antes oferecido. “Teve ano que os servidores receberam quinhentos reais e tenho certeza que iremos superar esse valor”, disse Dutra, agradecendo o empenho de cada um.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020