Dutra e Godoy começam trabalho de preservação histórica na CMU

20/01/2011 00:00

Dutra e Godoy começam trabalho de preservação histórica na CMU

O presidente também promoveu reunião de trabalho para tratar de questões ligadas ao loteamento Santa Fé

O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT) e o 1º Secretário, vereador Carlos Godoy, participaram, esta manhã (20), de uma reunião com a Diretora do Arquivo Público, Lélia Bruno Sabino, com o historiador, Danilo Ferrari e a diretora do Departamento de Documentação e Pesquisa da CMU, Sumayra Oliveira. O encontro marcou o início de um trabalho planejado pelo presidente, de preservação histórica de documentos e objetos da Câmara e de Uberaba. Além de apresentar aos participantes um acervo pessoal que inclui fotos, objetos e cédulas (Réis, Cruzeiros e Cruzados), Dutra colocou este material a disposição para reprodução, ou mesmo, para uma exposição pública. Ao expor sua intenção, ele sugeriu uma parceria com o Arquivo, visto que a Câmara, no futuro, poderá ser tornar um Museu Histórico, ou até mesmo uma Casa de Cultura. “Aqui nós já temos obras históricas, bem como o próprio prédio faz parte deste patrimônio. Mas queremos mais. Por isso, além de buscar apoio do Arquivo, vamos lançar na próxima semana uma campanha na TV Câmara, solicitando à população que doe, ou mesmo que nos empreste para reprodução, documentos e fotos históricas de Uberaba”, explicou.
Sumayra explicou que este trabalho irá “democratizar a informação, criando um vínculo entre o cidadão e o Poder Público”. Lélia Bruno parabenizou a Câmara, pela iniciativa e afirmou que o Arquivo será parceiro nas ações propostas por Dutra. Ela também enfatizou a necessidade de propiciar aos taxistas de Uberaba, um treinamento sobre as questões históricas que envolvem a comunidade, o que seria importante para o setor turístico. Aproveitando a discussão, o vereador Godoy revelou que alguns taxistas já estão se mobilizando neste sentido, o que pode ser o início deste trabalho. “Acredito que estamos dando um passo para preservação da memória de nossa cidade e quando fazemos isso estamos contribuindo de maneira significativa para a Educação”, ressaltou o vereador que é professor e também presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Casa.
Visando dar seqüência a este trabalho, o presidente agendou uma segunda reunião para início de fevereiro, tendo como convidados representantes da Fundação Cultural e Conphau (Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba), entre outros. Neste encontro ele já irá apresentar um projeto para o desenvolvimento do trabalho.
Legalidade – Visando atender as solicitações de melhorias da comunidade de Santa Fé, o presidente Dutra também promoveu esta manhã, uma reunião com representantes da comunidade e o empresário da Triflora, Gilberto Rezende, que era o proprietário da área onde se situa, atualmente, o loteamento. Segundo Dutra, o primeiro passo para atender a comunidade é verificar a legislação que permeia todo o empreendimento, haja vista que para alguns é área rural, e para outros urbana. “Estive com o prefeito Anderson Adauto na comunidade e os moradores fizeram algumas reivindicações, mas para atendê-los é necessário recursos. E isso, somente conseguiremos se a legislação que trata da comunidade nos der subsídio para isso. Sendo assim, faremos um “raio X” da situação, passaremos para o prefeito e daremos início a trabalho para atender a comunidade”, explicou.
Os participantes se propuseram a encaminhar ao Procurador Geral da CMU, Carlos Vinhal, toda a documentação, no sentido de esclarecer as dúvidas e verificar a necessidade de novas Leis. O presidente destacou que sua intenção ao tentar equacionar a questão legal, é promover as melhorias necessárias, no sentido de propiciar a comunidade de Santa Fé, “qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, emprego e renda”. Ele também revelou que esteve em contato com um empresário do ramo da pimenta, interessado em instalar uma unidade no local, o que ajudará no desenvolvimento da comunidade. “Por enquanto, foi uma conversa, mas ele demonstrou interesse, então, quanto mais rápido organizarmos isso, mas cedo ofereceremos condições para os empresários uberabenses se instalarem no local, gerando emprego e renda para os moradores”, finalizou.