Dutra prepara Seminário Regional sobre Memória do Poder Legislativo

12/04/2011 00:00

Compartilhar

Dutra prepara Seminário Regional sobre Memória do Poder Legislativo

Engajado no resgate de documentos históricos e na preservação da história e da memória da cidade e do povo uberabense, o presidente do Legislativo, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), promoverá no próximo dia 29 de abril, às 14h, no Plenário da Câmara, o “Seminário Regional sobre Memória no Poder Legislativo”. O evento tem como objetivo, divulgar e colocar a disposição de pesquisadores e da comunidade em geral, documentos, fotos e relatos referentes à atuação do Poder Legislativo no Brasil. O presidente ressalta que a importância do legislativo na história do Brasil é fundamental, visto que as Câmaras são as mais antigas estruturas de poder local existentes no País. Segundo levantamento, as câmaras datam da primeira metade do século XVI, época em que portugueses iniciaram a colonização do que depois veio a ser o Brasil. Durante muito tempo elas foram as principais responsáveis pela gestão dos municípios brasileiros.
Para Dutra, o seminário “é mais um mecanismo de apoio à preservação da memória história regional, e na democratização do acesso ao patrimônio documental da cidade”. A investigação do passado, afirmou o presidente, é fundamental para a construção da cidadania, visto que estudar o passado, resgatar sua verdade e trazer à tona seus acontecimentos, caracterizam forma de transmissão de experiência histórica que é essencial para a constituição da memória individual e coletiva.
O seminário será realizado e organizado pela Câmara e também pelo Arquivo Público de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Estão sendo convidados, vereadores de Uberaba e região, o Executivo da cidade e da região, bem como, secretários, estudantes universitários e profissionais de diversos segmentos. A estimativa é de 100 participantes.

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados