II Congresso da Primeira Infância discute Saúde da Família

26/10/2010 00:00

II Congresso da Primeira Infância discute  Saúde da Família

Último dia do II Congresso Brasileiro da Primeira Infância apresentou painel “Saúde da Família”. Entre os integrantes, consultora técnica do Banco de Cordão umbilical BCU BRASIL e professora em Biologia Molecular, biomédica Lílian Piñero Eça, odontopediatra, Gleice Valadares, enfermeira da Equipe Saúde da Família Alfredo Freire, Diolina Mary de Lima Costa, assessora Eide Faria representando a Secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, e Secretário Municipal de Administração, Rômulo Figueiredo. Médico pediatra e coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luciano Borges Santiago, foi moderador.
Apresentação artística “As formiguinhas” de crianças do Centro Municipal Paraíso reforçou a necessidade da união. Luciano Borges inicia painel com elogios à iniciativa do idealizador do evento, Lourival dos Santos, e à Palestra Magna proferida pelo médico representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e professor titular de Pediatria da UnB – Universidade de Brasília –, Dioclécio Campos Júnior. “Fiquei muito feliz de ver Dr. Dioclécio na abertura do Congresso. Ele fala muito bem de duas energias: Fonte de Energia Renovável, que são aquelas que apresentam vários estudos para fornecimento de energia à população, e Fonte de Inteligência Renovável, que só existe uma: a criança”. Ademais, exibiu vídeo sobre a importância do aleitamento materno.
Lilian Piñero ministrou palestra “Transplantes de células-tronco: verdadeiras perspectivas”. As células-tronco, quando injetadas, são capazes de se multiplicar e diferenciar nos diversos tecidos do corpo humano, realizando tratamentos para enfermidades diversas. Pesquisadora posiciona-se contrariamente à utilização destas células provenientes de embriões humanos para tratamento de doenças. “Há um alto engano científico no transplantes de células-tronco embrionárias. Não se usa embriões humanos, órgãos humanos, nem partes humanas para ganhar milhões de dólares”. Ela defende a utilização de células-tronco adultas, sobretudo quando advindas do cordão umbilical, pois, além deste ser uma das melhores fontes dessas células, estas ainda não sofreram nenhuma influência externa. “Quem joga fora sangue do cordão umbilical é desinformado. É um seguro de saúde que nós temos”. A função do BCU, que já possui escritório em Uberaba, é justamente preservar estas células ao longo dos anos.
Odontopediatra Gleice, por sua vez, expôs sobre saúde bucal e odontopediatria na saúde da família. Ela alerta para os cuidados odontológicos, uma vez que a Cárie e a doença Periodontal são as mais comuns e prevalentes infecções bacterianas em seres humanos. “Às vezes, a dor na perna ou o quadro cardíaco debilitado, por exemplo, podem ser causados por bactérias presentes nos dentes”. Profissional explica sobre a importância da higienização como prevenção. “A população, de modo geral, não tem conhecimento do potencial que a prevenção primária tem na redução e no controle das doenças bucais”.
Enfermeira Diolina apresentou trabalho realizado pelos profissionais do Programa Saúde da Família Alfredo Freire do qual faz parte. Destacou a presença de equipe multidisciplinar para realizar atendimento geral aos pacientes. Eide Faria parabenizou Instituto de Vivência em Valores Humanos e pontuou ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em prol da criança e adolescente. “Estou muito feliz de participar deste evento. Afinal, saúde não está ligada somente a procedimentos médicos para tratamento de doenças. Saúde, de forma integral, engloba cuidados com a auto-estima para o bem-estar”.
Secretário Municipal de Administração, Rômulo Figueiredo, fez considerações finais reconhecendo o trabalho dos profissionais com quem dividiu painel e profissionais da cidade que trabalham em prol da população. “É bom saber que existem profissionais preocupados com a vida humana”. Destacou a relevância da iniciativa e a necessidade de vivenciar dos valores para eliminar problemas sociais.