Instalação de parquímetro contraria vereadores

13/04/2010 00:00

Instalação de parquímetro contraria vereadores

A informação de que o prefeito Anderson Adauto, através de decreto, irá instalar em Uberaba os parquímetros, causou indignação na Câmara nesta segunda (12/04). Os vereadores que reprovaram projeto com esta finalidade no início de março, taxaram a situação de desrespeitosa e afrontosa ao Poder Legislativo. O vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), afirmou que AA estava passando por cima do Legislativo. “Mesmo que seja em fase de teste, conforme está falando, ainda assim instalará. Me pergunto: Se ele tem autonomia, porque mandou o projeto para discutirmos e votarmos naquele momento? E nós fomos contrários e agora quer instalar o equipamento a revelia da Câmara”, disse ele.
Preocupado com os adolescentes que atuam no Probem, ajudando no sustento de suas famílias, o vereador Tony Carlos (PMDB) sugeriu a Itamar a elaboração de um projeto proibindo a instalação. O vereador Almir Silva garantiu que assinava a matéria junto, visto que era contra os parquímetros. “A cidade com tantos problemas e vai mexer com parquímetro? Vai cuidar da saúde ao invés de fazer este trabalho. Temos coisas mais importantes para resolver. A PMU tinha que voltar os olhos para a saúde e esse parquímetro não resolve nada para a cidade, sem contar que prejudica inúmeras famílias”, afirmou Almir.
O vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB) também aprovou a elaboração de um projeto proibitivo assinado por todos os vereadores. O vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), afirmou que compactuava com os colegas visto que não aprovava a implantação dos parquímetros e que a PMU deveria é colocar mais guardas municipais na rua, ou mesmo mais fiscais acompanhando os garotos do Probem. O presidente da Câmara, Lourival dos Santos (PCdoB), avaliou que atitude do prefeito o colocará em confronto com a Casa. “A própria base aliada está contrária a ele nesta questão. Esta experiência foi realizada em outras cidades e mostraram que o sistema é inviável, portanto, não entendo a necessidade de fazer esta implantação”, destacou o presidente.
O departamento legislativo dará início a elaboração dos projetos nos próximos dias.