Itamar quer informações sobre recursos da ANA para o Codau

22/09/2010 00:00

Itamar quer informações sobre recursos da ANA para o Codau

A premiação da Agência Nacional de Águas (ANA), no valor de mais R$ 8 milhões para o Codau, é alvo de requerimento do vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM). A premiação foi concedida sobre o projeto da Estação Francisco Veludo (ETE Rio Uberaba), classificado em 1º lugar, conferindo a eficiência da Estação. Itamar solicitou a cópia da documentação que gerou a premiação e pediu outras informações, como por exemplo, quantas parcelas foram liberadas e como foram aplicados esses recursos. Ele também requereu o envio dos documentos comprobatórios e cópia da certificação e aferição realizada pela ANA.
Saneamento – Outro requerimento de Itamar, enviado ao prefeito em exercício, Paulo Mesquita, traz novos questionamentos. Ele quer saber o porquê dos emissários da ETE Conquistinha, no valor de R$ 938.688,22, não terem sido realizados. Segundo Itamar, o Extrato de Contrato de Prestação de Serviço com a empresa Comim Construtora Ltda foi publicado, bem como despacho ratificando os motivos determinantes do retardamento do início das obras do emissário, em decorrência de demanda da Caixa Econômica Federal. “O dinheiro está na conta desde 2004. Quero saber o que está acontecendo e qual a destinação deste recurso. Se foi aplicado mesmo e onde. Gostaria de informações sobre estes tramites”, disse.
Ainda sobre a ETE Conquistinha, Itamar apresentou e aprovou outro requerimento. Desta vez, ele reitera pedido de informações sobre as obras da ETE que não começaram, cujo valor é de cerca de R$ 13 milhões. Neste caso, o montante, segundo o vereador também está na conta de 2004. O Extrato de Contrato de Prestação de Serviços nº 001/2009, de 03/02/2010, com a Colmar Engenharia e Empreendimentos Ltda, com ordem de serviço assinada em 17/03/2010, também foi publicado. “Na documentação parece que tudo está sendo feito e os procedimentos seguidos, mas a obra não aparece. Quero informações claras sobre esta obra. Estou no papel de parlamentar, fiscalizando os atos do Poder Executivo, em nome da população de Uberaba que represento. Por isso, espero uma resposta rápida e transparente para poder informar a população”, disse.
Segurança – O Codau foi alvo de vários requerimentos de Itamar, aprovados em plenário durante as últimas reuniões ordinárias de setembro. No documento 0950, ele solicita cópia do Pregão Presencial nº033/10, que objetivou a aquisição de um caminhão 0km, cor branca, diesel, para incorporar a frota do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba. Já no documento 947, o vereador Itamar volta a reivindicar a fiscalização do Codau, nas obras do Reservatório 10 (R-10), de responsabilidade da Empreiteira Betonix.
De acordo com o vereador, os funcionários da empresa não usam equipamentos de segurança, no local não há técnico de segurança, o engenheiro visita a obra a cada 20 dias e o encarregado não acompanha a obra de forma adequada. “Eu nem sei como estão fazendo o trabalho. Não tem segurança e nem acompanhamento para ver se o trabalho está dentro dos parâmetros técnicos. Isto é inconcebível”, avaliou.