José Severino conhece Usina de Entulhos

15/10/2010 00:00

José Severino conhece Usina de Entulhos

O vereador José Severino Rosa (PT), esteve recentemente em Osasco (SP), onde conheceu a Usina de Reciclagem de Entulho. No local, o parlamentar foi recebidos pelo gestor da unidade, Carlos Roberto Matos Leal e pelo coordenador, Marcossuel Souza dos Santos. A usina, denominada UreOsasco, tem capacidade para reciclar 25 toneladas de resíduos sólidos da construção civil por hora. De acordo com Severino, as empresas de caçambas da cidade, recolhem o material e levam a usina para descarregar. O valor para cada tonelada de entulho é de R$ 5,71. São, aproximadamente, 450 a 570 viagens por mês, entre caminhões e caçambas, segundo revelou o coordenador.
Satisfeito com o processo, o vereador Severino fez uma avaliação positiva. “Atualmente os resíduos sólidos são considerados um problema pelos municípios, por isso fui até o local para conhecer o projeto. Essa é uma iniciativa importante, porque mostra de maneira positiva a gestão de resíduos sólidos, reaproveitando os entulhos da construção civil  e preservando o meio ambiente”, disse ele.
Processo - Após o material ser descarregado e pesado, ele é triturado, resultando em areia, pedra um, pedrisco e pedra quatro. Segundo Souza, sete ruas em Osasco foram feitas com o material, precisando apenas da capa asfáltica como complemento. “Este material requer apenas 1% de cimento, gerando uma economia de 40 a 60%”, afirmou o coordenador, explicando ainda que, após a reciclagem, o material pode ser usado na construção civil em geral: piso, reboco, consertos de galerias, calçadas para laje e vigamento.
A Usina foi instalada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Osasco, que cedeu um terreno de cinco mil metros quadrados no Jardim Bonança e arcou com 50% dos custos, o Instituto Nova Ágora (Inac), a Fundação Banco do Brasil – que cedeu os equipamentos – e a Companhia de Seguros Aliança Brasil (BB Seguros).
José Severino disse também que outra contribuição da UreOsasco é a contrapartida do Inac – Instituto Nova Ágora de Cidadania para a Prefeitura Municipal de Osasco, que consiste em que 50% de todo material produzido pela Usina de Reciclagem de Entulhos seja passado para a Prefeitura, sem nenhum custo, para ser aplicado em obras públicas do município. Os outros 50% são vendidos às empresas privadas ao preço de R$ 20,00 a tonelada.
O vereador, que tanto luta pela preservação do meio ambiente, reforça o ganho ambiental, pois a instalação da Usina contribui diretamente para a diminuição dos depósitos irregulares de entulhos em beiras de rios e córregos, nascentes e mananciais. Além da diminuição da necessidade do extrativismo mineral, através do reaproveitamento do material. “Pretendo sugerir ao prefeito a implantação de uma Usina em Uberaba, pois os benefícios são incontáveis e o investimento razoável. Acredito que o prefeito Anderson Adauto não menosprezará a possibilidade de Uberaba ter também uma Usina”, concluiu o vereador.