Judiciário consolida participação na Semana de Valores Humanos

16/09/2010 00:00

Judiciário consolida participação na Semana de Valores Humanos

Deputado Estadual também apoia projeto de Primeira Infância e Valores Humanos

Recentemente, idealizador da II Semana do Bebê, II Congresso Brasileiro da Primeira Infância e II Semana de Vivência em Valores Humanos de Uberaba, Lourival dos Santos, acompanhado da coordenadora de gestão e comunicação do projeto, jornalista Evacira de Coraspe, e da tecnóloga em Desenvolvimento Social, Jane Pantaleão, apresentou projeto do evento para a juíza diretora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Régia Ferreira de Lima.  Durante encontro, Lourival esclareceu sobre a relevância dos valores humanos na Primeira Infância. “É neste período que se forma a rede neural da criança. O papel dos pais, educadores e toda a sociedade nesta fase é fundamental”. Segundo ele, o projeto busca esclarecer população sobre questões diversas que envolvem a Primeira Infância e disseminar a vivência de valores em toda a coletividade com o intuito de criar ambiente favorável para formação de cidadãos melhores.
Na oportunidade, Lourival convidou a juíza para participar do evento, que acontecerá de 17 a 23 de outubro deste ano, e envolver todos os servidores do Fórum Melo Viana nas ações concernentes ao projeto. A instituição terá até o dia 20 de outubro para eleger o profissional destaque em valores humanos. Paralelamente, Evacira convidou-a para o Congresso e expôs sobre programação, focando, principalmente, na Audiência Pública sobre Violência Infantil, quando personalidades da área jurídica se reunirão para debater sobre o tema conforme suas atribuições. A audiência acontecerá no Plenário da Câmara, dia 21 de outubro, às 19h.
Régia parabenizou a iniciativa e assinou termo de compromisso que assegura a participação dos 408 colaboradores da instituição. “Sem boa vontade não se constrói. Na administração do Fórum e como juíza da Comarca, percebo, de perto, que existem muitos problemas e sofrimento na vida das pessoas. Esse projeto vem a calhar, uma vez que atingirá os servidores”.
O encontro ficou marcado por manifestações de insatisfação quanto ao estado de violência e crueldade instalado na sociedade e a necessidade de reverter esse quadro, começando pela inserção de valores humanos. “Os problemas estão aumentando na humanidade. Este projeto é muito importante. Vocês estão no caminho certo”, salienta Régia.
Parlamentar – O Deputado Estadual, Carlos Magno de Moura Soares (PCdoB), Carlin Moura, esteve me Uberaba esta semana para tratar sobre apoio político com presidente da Câmara Municipal, Lourival dos Santos, e presidente do partido PCdoB em Uberaba, Wellington Cornélio "Zuzu". Lourival aproveitou a oportunidade para expor sobre a II Semana do Bebê, II Congresso Brasileiro da Primeira Infância e II Semana de Valores Humanos de Uberaba. Como idealizador dos eventos, Lourival explicou que estão participando da Semana de Valores Humanos instituições empresarias, comércio, Poder Público, entidades classistas e instituições de ensino. Serão distribuídas aos participantes cerca de 20 mil cartilhas explicativas sobre os principais valores. “Pelo menos durante uma semana inteira toda Uberaba vivenciará valores humanos. Isso despertará nas pessoas a necessidade de ter paz, amar, perdoar”.
Em relação ao Congresso, parlamentares e profissionais especializados da cidade, de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul ministrarão palestras e participarão de painéis que esclarecerão público sobre questões no âmbito da Primeira Infância. Na oportunidade, Lourival convidou o deputado para participar da Audiência Pública sobre Políticas Públicas para a Primeira Infância, dia 22 de outubro, às 14h, no auditório da Prefeitura Municipal.
Após aceitar o convite e elogiar a iniciativa, Carlin Moura disse que encaminhará o projeto para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais para Instituir a Semana dos Valores Humanos e Semana da Primeira Infância em todo o estado. Ademais, explicou que implantará projeto da escola de valores humanos para gestantes na cidade de Contagem (MG). “O grande avanço deste projeto é a capacidade de envolver a comunidade empresarial. Precisamos ganhar este setor”.
A II Semana do Bebê, II Congresso Brasileiro da Primeira Infância e II Semana de Vivência em Valores Humanos trata-se de promoção do Instituto de Vivência em Valores Humanos, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Universidade de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro e Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Para obter mais informações e se inscrever nos eventos, basta acessar www.mundomelhor.org.br ou ligar para o Instituto de Vivência em Valores Humanos, 3315-3431. Para tratar sobre a Semana e Valores Humanos, procurar por Elaine Rodrigues, 3075-0787. Sobre o Congresso Brasileiro da Primeira Infância, contactar coordenadora de gestão e comunicação, jornalista Evacira de Coraspe, 3318-1756.