Lerin sai em defesa dos diabéticos

07/10/2010 00:00

Lerin sai em defesa dos diabéticos

Ainda durante a reunião ordinária o vereador pediu  subsídio para empresas do ramo Light/Diet

Se posicionando em favor dos diabéticos, o vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB) encaminhou ao governador Antônio Augusto Anastásia (PSDB), ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ainda ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), requerimento solicitando subsídios às indústrias de alimentos lights e diets.  O documento foi lido em Plenário, na quinta-feira (7), durante a sessão legislativa.
Segundo ele, a maioria dos consumidores destes produtos são diabéticos tendo muitos gastos com o tratamento da doença. “Além de remédios e fitas de medição glicemica, não é justo eles ainda onerem o orçamento com a compra destes alimentos, vendidos por preços altíssimos”, disse.
Com o subsídio, Lerin acredita que o incentivo às indústrias especializadas, o preço dos produtos tendem a cair. Atualmente, os produtos custam o dobro ou até o triplo de outro similar, porém produzido com açúcar. Um dos exemplos citados pelo vereador foi o açúcar refinado. Enquanto o pacote da versão normal custa R$ 1,78, o produto diet é encontrado por R$ R$ 4,29. “A diabetes não escolhe nível social. Muitos portadores da doença não têm condição de pagar por estes valores. É necessária medidas urgentes para cair os custos destes produtos. O subsidio pode contribuir para isso”, defendeu Lerin.
Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, existem aproximadamente 10 milhões de pessoas com diabetes no Brasil. Além disso, são registrados 500 novos casos por dia do país. As causas da diabetes ainda são desconhecidas, mas já se sabe que fatores hereditários, obesidade, gravidez, estresse físico ou emocional e idade são fatores que favorecem a doença.