Mesa Diretora recebe Ângela Mairink em visita institucional

31/01/2011 00:00

Mesa Diretora recebe Ângela Mairink em visita institucional

Pregando uma relação independente e harmônica entre os Poderes Legislativo e Executivo, a secretária de Governo e primeira dama, Ângela Mairink Pereira, compareceu hoje (31) a Câmara, para uma visita institucional. A secretária foi recepcionada pelo presidente Luiz Dutra (PDT), pelo vice Itamar Ribeiro (DEM), 1º secretário Carlos Godoy e 2º secretário João Gilberto Ripposati (PSDB). Mairink iniciou a conversa afirmando ser um desafio comandar a secretaria e que está disposta a executar o trabalho com segurança, responsabilidade e com conquistas, indiferente a questões partidárias. Ela lembrou que a secretaria faz o elo com o Legislativo, seja no âmbito técnico ou político. “Acho importante esta oportunidade de me colocar a disposição e também conto com vocês em nosso trabalho, visto que os parlamentares são os porta-vozes da população, já que estão mais próximos e sabem as necessidades da comunidade”, destacou.
Os membros da Mesa agradeceram à presença da secretária e também se colocaram a disposição para discutir os projetos e ações de interesse da comunidade. Aproveitando a oportunidade, os vereadores apresentaram algumas demandas a Ângela Mairink. O vereador Itamar, pediu atenção no envio de projetos para a Câmara, pois as matérias tem chegado em cima da hora para votação, o que causa desgaste para no plenário, bem como para o Executivo. O vereador Carlos Godoy, reforçou também que o próprio Regimento Interno da CMU estipula um prazo de 48h para tramitação de projetos antes de ir a plenário. Ele também pediu apoio da primeira-dama para o Projeto Jovem Músico e para o recenseamento dos portadores de necessidades especiais, entre outros. “Outra questão que me preocupa é a logística entre a Câmara e a secretaria no tocante a ofícios, requerimentos e indicações. É necessário dinamizarmos este tipo de trabalho, pois apresentamos as demandas, enviamos centenas de documentos que se acumulam na pasta e, muitas vezes, não temos solução. É algo que precisamos repensar, para que seja mais eficiente”, avaliou.
O vereador Ripposati externou a secretária sua preocupação no tocante ao planejamento da cidade. Ele citou como exemplo, o crescimento acelerado do município, principalmente no tocante a habitação, sendo que o planejamento está aquém da realidade. “Somente na região do Beija-Flor serão entregues mais de duas mil casas. Era preciso ter  viabilizados escolas, UBS, praças, entre outros aparelhos sociais, para que fossem entregues juntos. Outra questão é a criação do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Urbana que auxiliaria nesta situação, bem como dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Comunitário e de Saneamento Básico. Com a criação destes conselhos, permitiremos que a comunidade participe das decisões e nos ajude a ver a realidade e as necessidades que se apresentam”, destacou.
Ripposati também pediu atenção de Ângela para as áreas verdes da cidade. Ele sugeriu que a prefeitura urbanize o local, gramando e fazendo passeio, até que tenha condições de construir aparelhos sociais no local. Desta maneira, destacou ele, a prefeitura mantém seus terrenos limpos, dando exemplo para a comunidade.
O presidente Luiz Dutra solicitou a secretária à liberação do restante das emendas parlamentares dos vereadores. Ele também pediu o apoio da pasta, no tocante à aquisição do terreno para a construção da nova Câmara. Em relação a outras demandas, Dutra pediu empenho da pasta no acompanhamento do projeto Olho Vivo, bem como a inserção no mesmo, de guaritas suspensas, em locais estratégicos, ampliando a margem de segurança, principalmente, em locais mais movimentados. Dutra cobrou ainda, informações sobre a implantação das Academias da Terceira Idade, para Portadores de Necessidades Especiais e para Primeira Infância, projeto sugerido por ele e o vereador Godoy.
Atenta as reivindicações, a secretária de Governo afirmou que acompanhará a tramitação dos projetos, encaminhando a Casa dentro de tempo hábil, os projetos que forem prioritários para a comunidade. Ela afirmou também que está em andamento projetos para revitalização das praças, mas que o grande empecilho para a agilidade do projeto é a falta de mão de obra. Ângela se colocou a disposição de Godoy para buscar alternativas que agilizem o atendimento de ofícios, requerimentos e indicações, bem como para encontrar solução para o
Projeto Jovem Músico e no tocante ao recenseamento. Sobre o projeto Olho Vivo ela foi enfática ao afirmar que é um projeto importante para administração, bem como revelou que o projeto das academias está em processo licitatório, com previsão para a implantação de oito unidades na cidade.
Ângela revelou que desde quinta-feira está recebendo na Prefeitura, cada um dos vereadores para que de forma particular apresentem suas demandas. Dutra explicou que no dia 03 estará indo a cidade de Unaí, para verificar in loco o funcionamento da Usina de Lixo, que transforma o lixo em energia e carvão. “Iremos conhecer o projeto, assim como outros (no Rio de Janeiro e Europa), que já trouxemos informações ao Executivo e gostaríamos que alguém da prefeitura nos acompanhasse, visto a importância deste projeto para a cidade de Uberaba”, finalizou, recebendo da secretária um aceno positivo quando a esta solicitação.
Tanto para os vereadores, quanto para Ângela, o encontro foi avaliado positivamente, visto o estreitamento das relações, com foco nos últimos dois anos do mandato do prefeito Anderson Adauto que, segundo a primeira dama, “quer fechar bem, trazendo benefícios para a comunidade e fazendo Uberaba se desenvolver com mais emprego e renda”.