Para vereadores CEMIG, Líder e Piracicabana desrespeitam o Poder Legislativo

18/11/2010 00:00

Para vereadores CEMIG, Líder e Piracicabana desrespeitam o Poder Legislativo

As ausências de representantes das empresas Líder, Piracicabana e da CEMIG, por duas vezes, durante sessão ordinária da Câmara, foi taxada de desrespeitosas por vários vereadores. Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), afirmou que ambas não estavam respeitando o parlamento nem os cidadãos uberabenses, haja vista que o convite para que participassem da sessão, era para questionar a cerca do serviço que prestam na cidade. Nesta última reunião, a Cemig encaminhou carta explicando a impossibilidade de mandar representante, devido a uma reunião, os dirigentes das empresas de coletivo, por telefone, afirmaram que não poderiam comparecer.
O vereador Samuel Pereira (PR), que está à frente dos questionamentos sobre a ausência de cobradores nos ônibus, o que originou o convite às empresas, afirmou que a Câmara deve refazer o convite quantas vezes for necessário e ainda solicitar ao prefeito o cumprimento da Lei Municipal, que impede a circulação de ônibus sem o cobrador. “Eles falaram no jornal que isso não está acontecendo, mas todo dia tem reclamações nos gabinetes, inclusive mostrando as linhas onde os cobradores não estão mais atuando. É a segunda vez que os convidamos e não comparecem. Vamos chamar de novo, mas é preciso que tomemos também outras providências”, destacou.
Em relação a CEMIG, que seria questionada devido aos problemas que apresenta como queda de energia e demora no atendimento, a situação se tornou um imbróglio. Para debater com a companhia, por duas vezes, o diretor do Procon, Sebastião Severino esteve no plenário. Ao analisar a situação, ele fez coro com os vereadores, afirmando que a companhia não respeita o cidadão uberabense.
Também estiveram no plenário, pela segunda vez, funcionários da Cemig que estão em greve. Eles voltaram a falar de suas reivindicações e também alertaram que um dos sindicalistas sofreu ameaça, por registrar com fotos, veículos da companhia sendo utilizados por funcionários de empresas terceirizadas, o que é proibido.
Com o intuito de apoiar a ação dos grevistas, o vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), sugeriu a elaboração de um documento, assinado pelos 14 vereadores, fazendo um relato dos problemas ocorridos com a Cemig na cidade, bem como demonstrando apoio as reivindicações dos grevistas e pedindo agilidade na negociação para o fim da greve. O documento será entregue na próxima segunda-feira (22), em Belo Horizonte, ao Governador Anastasia, a presidência da Cemig e a Secretaria de Estado de Governo, pelo vereador João Gilberto Ripposati (PSDB). O vereador Itamar também solicitou que o documento seja enviado a ANNEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), para conhecimento.

A expectativa, é que ambas as empresas mandem seus representantes nas primeiras reuniões de dezembro.