Projeto da Escola Ecológica é aprovado pelos vereadores

01/09/2010 00:00

Projeto da Escola Ecológica é aprovado pelos vereadores

Foi aprovado hoje (01/09), o projeto de lei que cria a Escola Ecológica Jacques Cousteau. A escola terá como foco, segundo o secretário municipal da Educação, José Vandir de Oliveira, as questões da preservação ambiental. O projeto será implantado a partir da reestruturação da escola José Geraldo Guimarães, no Centro Avançado Pacaembu. A previsão é que seja inaugura, disse Vandir, no dia 21 de setembro, que é o Dia da Árvore.
Para a implantação do projeto, a escola está sofrendo adequações, para torná-la ecologicamente correta. O secretário explicou que será implantado “coletores de água da chuva, criada uma trilha ecológica para os alunos e uma biblioteca verde, além do trabalho de arborização, com plantas do cerrado, onde serão desenvolvidas atividades para preservação”. A escola, destacou ele, já funciona com energia solar.
A instituição possui 40 agentes mirins, que são alunos do ensino fundamental, responsáveis em divulgar o cuidado com o meio ambiente, servindo de interlocutores entre os alunos e a comunidade. Os agentes mirins realizam trabalhos como coleta seletiva e oficinas com material reciclável. Além disso, já possui uma sala verde e uma Área de Preservação Permanente - APP, onde serão desenvolvidas aulas práticas em que o aluno poderá conviver diretamente com o meio ambiente.
.