Ripposati conhece projeto que acaba com lixões
 

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) permanece em Unaí (MG) para onde viajou hoje (15-10) para conhecer in loco o projeto Natureza Limpa, que consiste em ação sustentável para eliminar a agressão ambiental causada por lixões e aterros em todo o mundo. Ele revela que há representantes de diversos municípios visitando o local com o mesmo objetivo: conhecer a tecnologia que transforma lixo em energia. Trata-se de uma tecnologia inovadora, que será usada pela primeira vez no Brasil, em Unaí. O parlamentar explica que naquela cidade há 80 mil habitantes que produzem 45 toneladas de lixo/dia e a indústria tem capacidade de beneficiar 10 toneladas/hora sem causar qualquer dano ao meio ambiente.  O  lixo é carbonizado e o resíduo se transforma numa espécie de carvão liberando um calor de 800 graus. Para que a meta de tornar a natureza realmente limpa, Ripposati revela que basta o município ter vontade política e interesse. Conta que já existe na PMU um protocolo de intenções da indústria de se instalar em Uberaba.
Para que ocorra a concretização do negócio, o vereador argumenta que é  importante a prefeitura ser parceira. “Ela deve ceder uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados e entregar à indústria toda a produção de lixo do município e permitir que a indústria obtenha uma concessão para o trabalho”, frisa. O investimento é da ordem de R$ 5 milhões para transformar o lixo em energia termoelétrica. Para transformá-lo em energia elétrica o investimento salta para R$ 30 milhões.  “E não tira emprego de ninguém, pelo contrário, seria até possível absorver a mão-de-obra atual”, salienta.
Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Legislativo e ativista nato em prol da preservação da natureza, Ripposati busca meios de solucionar o problema que tem prejudicado a qualidade de vida. Observa que há casos que se arrastam há mais de uma década sem que surja uma solução definitiva. Ele acredita que o prefeito Anderson Adauto não menosprezará a possibilidade de Uberaba ser uma das precursoras  no uso de tecnologia que limpa a cidade de maneira eficaz.
 
Rose Dutra
Assessoria de Comunicação

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020