Ripposati quer modelo de segurança integrada

25/02/2011 00:00

Ripposati quer modelo de segurança integrada

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) reivindica ao prefeito Anderson Adauto a retomada das obras da avenida Sargento Roberto Carlos, que liga os bairros Alfredo Freire, Beija Flor e adjacências. Ele lembrou que foram destinados recursos por meio de emendas de autoria dele e do vereador Tony Carlos, no ano passado. O prefeito garantiu que até o mês de julho a avenida estará concluída.
O parlamentar acrescentou que também está preocupado com a segurança em todos os bairros da cidade, em especial, nos que estão localizados próximos às BRs 050, 262 e Ligação 798/MG 190. Ele defende um modelo de segurança pública que contemple todos os bairros de forma integrada. Naquele momento, o prefeito o convidou para que participasse, ainda ontem, no gabinete, de uma reunião com os comandantes do 4º Batalhão de Polícia Militar e da 5ª Região de Polícia Militar, respectivamente, tenente-coronel Ney Sávio de Oliveira e coronel Laércio Reis.
Ripposati compareceu ao encontro levando uma pasta com extenso material contendo o registro de suas propostas, que inclusive foram objeto de matérias jornalísticas, referentes ao modelo de segurança pública integrada, desde a época em que Anderson Adauto foi ministro e também quando ocupou a presidência da Assembleia Legislativa.  “Estou fazendo essa defesa desde 1999”, frisou o vereador, acrescentando que moradores de todos os bairros ficam apreensivos, mas nas áreas perto das BRs o sofrimento é ainda maior porque a aproximação com as rodovias, para ele, favorece a ação de criminosos. O prefeito e os comandantes se comprometeram a estudar as propostas de Ripposati. O vereador insiste que as autoridades competentes encontrem uma forma de oferecer segurança à cidade como um todo mas, principalmente, às localidades que ficam perto das rodovias.

Ripposati e secretária do Meio Ambiente se unem para busca de soluções

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), segundo secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Legislativo, cumpriu agenda extensa nesta sexta-feira (18) acompanhado pela titular da Secretaria de Meio Ambiente, Renata Mesquita. O objetivo foi mostrar à secretária os problemas e, ao mesmo tempo, apresentar as propostas de solução. O roteiro começou às 9h, com visita à Univerdecidade – Centro de Educação Ambiental, tendo como tema o modelo de piso – calçamento aspecto turístico. De lá os dois seguiram para a Praça Fernando Telles (mais conhecida como Praça do Pó), no bairro Tutunas, local que o vereador entende ter necessidade urgente de adequação. Em seguida, eles foram ao Escritório de Apoio às Comunidades, instalado por Ripposati no Alfredo Freire. A secretária conheceu in loco o Programa Plantando e Colhendo Saúde – Horta Particular, modelo de referência no país e que mereceu até reportagem exibida pela TV Globo em nível nacional.
O Ecoponto, localizado no Alfredo Freire, também integrou o roteiro. O parlamentar apresentou proposta de urbanização na área adjacente. Depois eles visitaram a Mata dos Buritis, nos bairros Beija Flor I e II para avaliação do projeto em andamento in loco. A praça no bairro Francisca Angotti, Ripposati apresentou à secretária, como sugestão de modelo de urbanização a ser implantado em outros bairros, inclusive para a área pública não edificada (área verde), no bairro Jardim Imperador/bairro Olinda, que está entre as que o vereador solicita atenção especial. Ele quis mostrar à secretária, a situação de degradação do local.
Ripposati está convicto de que a iniciativa fará com que a secretária possa refletir quanto à solução dos  problemas apresentados e para que ela saiba que existem alternativas já estudadas por ele e os moradores e que podem ser colocadas em pauta pela Secretaria de Meio Ambiente. "Esse trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo em prol do bem-comum é primordial para que as deficiências na cidade sejam sanadas", frisa.