Samuel pede cumprimento da Lei do Programa Medique Vidas

02/06/2011 00:00

Samuel pede cumprimento da Lei do Programa Medique Vidas

No sentido de fomentar ações voltadas para a saúde, o vereador Samuel Pereira (PR) está cobrando da administração municipal o cumprimento da Lei 10.757, de sua autoria, que institui o programa municipal de arrecadação e distribuição de medicamentos, materiais e/ou equipamentos de saúde, denominado de “Medique Vidas”.
Segundo Samuel, a Legislação prevê a captação, através de doação destes produtos, no sentido de promover sua distribuição à população carente da cidade. Estas doações, explicou, se refere aos medicamentos, materiais e/ou equipamentos utilizado na área da saúde, arrecadados junto à população, farmácias e afins. Os produtos deverão estar dentro do prazo de validade e em boas condições de uso para distribuição. “São aqueles medicamentos que temos em casa e que não vamos mais utilizar. Muitas vezes, ficam lá até vencer a validade e ai jogamos fora. Ao invés de fazer isso, o cidadão poderá doar para a prefeitura, que mediante as necessidades detectas, poderá doar para quem precisar, sem custo algum”, explicou o vereador.
Estas doações serão realizadas pela prefeitura, através das Unidades Básicas de Saúde, atendendo as demandas prioritárias de cada local. Materiais como gases, esparadrapos e equipamentos como, nebulizadores, medidores de pressão e de açúcar no sangue, dentre outros similares integrarão a listagem de donativos. Samuel explicou também, que os postos de arrecadação poderão ser instalados nos mais diversos estabelecimentos públicos e privados, dando-se conhecimento à população por meio de divulgação.
De acordo com a Lei, este material arrecadado será encaminhado à farmácia central da Secretaria Municipal de Saúde para triagem e posterior repasse às unidades básicas de saúde. Para obter o medicamento, o cidadão terá que apresentar o receituário médico. Entidades filantrópicas, comunitárias, organizadas e legalmente constituídas poderão integrar o programa para fins de parceria, sendo que para serem beneficiadas, deverão fazer um cadastro. “Nossa intenção é ajudar. Tem gente que está precisando de medicamentos, enquanto outros estão deixando perder. Quem sabe a gente consegue conscientizar a população e, de uma maneira ordeira, atender quem precisa. Por isso, peço atenção do Executivo e da Secretaria da Saúde para o cumprimento desta Lei que foi publicada e esta em vigor, pois acredito que irá ajudar muito a população mais carente e que tem dificuldade para adquirir medicamentos”, explicou Samuel.
Vale destacar que o programa prevê a realização de campanhas para promover, divulgar e incentivar a doação destes materiais, conscientizando a população, laboratórios farmacêuticos, convênios de saúde e seus associados da relevância das doações, divulgando os postos de arrecadação e entidades receptoras das doações.