Samuel pede portadores de Parkinson entre os grupos prioritários da vacina

30/04/2021 18:10

O vereador Samuel Pereira está solicitando a prefeita Elisa Araújo que portadores da doença de Parkinson sejam inseridos entre os grupos prioritários na vacinação contra o Covid-19. Um requerimento foi encaminhado a chefe do Executivo.

De acordo com o vereador, integrantes do Projeto Batera Parkinson SuperAção o procuraram, explicando a situação dos portadores desta doença e pedindo ajuda. Eles explicaram que em cerca de 1 a 2% dos pacientes a doença se manifesta antes dos 50 anos, sendo conhecida como “Parkinson de início precoce”.

“Estamos acompanhando a vacinação e ainda estamos vacinando pessoas de 64 anos, sendo assim, poderíamos priorizar essa demanda”, afirmou Samuel. Conforme carta enviada pelo grupo, a doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, progressiva e sem cura até o momento. É caracterizada pelo tremor, quando os músculos estão em repouso (tremor de repouso), aumento no tônus muscular (rigidez), lentidão dos movimentos voluntários e dificuldade de manter o equilíbrio (instabilidade postural). Em muitas pessoas, o pensamento torna-se comprometido ou desenvolve-se demência.

A doença de Parkinson surge da degeneração na parte do cérebro chamada de “substância nigra” onde está concentrada a dopamina (neurotransmissor que auxilia a coordenação de movimentos voluntários do corpo). Frequentemente, o sintoma mais óbvio é um tremor que ocorre quando os músculos estão relaxados. Os músculos ficam rígidos, os movimentos se tornam lentos e descoordenados e perde-se facilmente o equilíbrio.

A doença de Parkinson é progressiva podendo, na maioria dos casos, causar incapacidade grave até a imobilização do indivíduo portador dessa patologia. O portador de Parkinson naturalmente pode ter “limitação da ventilação pulmonar” que por sua vez, pode causar infecção pulmonar de repetição, e se essa pessoa for contaminada pelo Covid-19, ela tem um risco maior de desenvolver pneumonia e um quadro mais grave em relação ao vírus.

“Na maioria dos casos, a doença de Parkinson surge em torno dos 60/65 anos de idade, por isso é sempre associada à terceira idade, mas existem casos que surgem mais prematuramente. Em todos os casos os sintomas são os mesmos, mas a progressão varia entre os pacientes”, finalizou a carta enviada ao vereador.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU