Samuel promove encontro entre representantes da SMS e assessores

30/03/2011 00:00

Samuel promove encontro entre representantes da SMS e assessores

Visando um melhor atendimento aos cidadãos que busca informações nos gabinetes parlamentares, o vereador Samuel Pereira (PR) promoveu ontem (29/03), uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Assessores Parlamentares e Chefes de Gabinete, no Plenário da Câmara Municipal. Para o vereador é “importante que os assessores recebam orientações adequadas sobre os procedimentos da secretaria para que possam orientar corretamente a população que os procura nos gabinetes em busca de informações”.
Maria Alice Modesto Veludo, Assessora do Gabinete do Secretário de Saúde, Valdemar Hial, expôs sobre a função e procedimentos da secretaria. “Nossa missão é dar resolutividade e tratamento humanizado a todos”. Ela também falou sobre Sistema Único de Saúde (SUS), destacando que o programa é para todos, independentemente de classe social ou de quaisquer outros fatores. Segundo a assessora, é através da análise das necessidades da população, que usufrui do sistema, que são estabelecidas as estratégias de ação, visto que a participação popular no SUS é o eixo central.
Além disso, Maria Alice explicou sobre os fundamentos jurídicos do sistema de saúde, bem como os três princípios fundamentais do programa: universalidade, integralidade e equidade. Ademais, explanou sobre a divisão do município em distritos sanitários para facilitar a atuação do órgão. São os distritos I – Abadia, II – São Benedito e III – Boa Vista. “Pensar em distritalização ajuda na organização. Precisamos avançar, mas conscientes que estamos fazendo um bom trabalho”. Ao finalizar, a assessora comemorou a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no centro da cidade e lembrou que, normalmente a prefeitura custeia a construção das UPAs, mas que essa, especificamente,  está recebendo recursos do Ministério da Saúde para complementar o investimento nas obras.
A diretora do departamento de Atenção Básica, Elaine Teles Vilela Teodoro, coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBS) responsáveis pelo primeiro nível de atendimento aos usuários do SUS, explico que em Uberaba existem 31 unidades básicas, sendo sete localizadas na zona rural e 29 na área urbana. A diretora disse ainda, que as UBS’s são a porta de entrada do paciente atendido pelo SUS. Elaine esclareceu também que Uberaba destaca-se em meio a outros municípios no que concerne às ações desenvolvidas pelo Programa Saúde da Família. Segundo ela, são 50 equipes que atuam cotidianamente junto à população. “O caminho para resolver os problemas na área da saúde é a atenção primária. No atendimento secundário, tudo é mais dispendioso”, ressaltou ela.
O departamento de Atenção Especializada, através da diretora Maria Cristina Strama, também participou da reunião.  Ela falou sobre as unidades de emergência, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e unidades de pronto atendimento que chegam a atender de 300 a 400 pessoas diariamente. Diante os esclarecimentos, assessor do vereador Itamar, Ismar Ribeiro, protestou contra o questionário que os atendentes dos setores de emergência fazem aos solicitantes do serviço em momentos de urgência. “Eles perguntam coisas que aconteceram há três anos. Naquele momento a gente não tem tempo e nem condições de responder”, destacou.
Maria Cristina reconheceu a existência de tal situação e alegou que a equipe está trabalhando para melhorar esses protocolos. “Mas alguns questionamentos tem de ser feitos para que o servidor encaminhe a pessoa certa ao paciente”, ponderou.
Ademais, ela comemorou as três prioridades de gestão anunciadas pela Presidenta da República, Dilma Roussef, que são: otimização dos setores de urgência e emergência, aplicabilidade do Projeto Cegonha, que visa assistir as futuras mães desde o pré-natal até os primeiros cuidados com o bebê após o nascimento, e desenvolvimento de projetos de combate ao crack. Para ela, ter o apoio do governo federal nas ações do município é fundamental para a resolução rápida dos problemas nos setores de segundo nível de atendimento.
Outro ponto levantado por Maria Cristina foi o agendamento eletrônico como forma de extirpar as longas filas para marcação de consultas. O procedimento é realizado na unidade de saúde mediante apresentação do encaminhamento médico da rede municipal preenchido corretamente pelo profissional. “O sistema mudou todo o paradigma da população. Hoje, todas as unidades básicas estão informatizadas. Graças às demandas levantadas através do sistema de agendamento eletrônico a Secretaria de Saúde constatou a quantidade de profissionais necessários em cada área”. Antes de concluir a reunião, a diretora parabenizou a iniciativa e o envolvimento de todos os assessores na discussão.
Para o vereador Samuel, o encontrou foi positivo. “Com certeza os assessores puderam fazer questionamentos e esclarecer dúvidas. Quem ganhará com isso será a população. Quando o cidadão chegar no gabinete será orientado adequadamente, sem contar que as demandas que chegam para nós, serão melhor direcionadas, haja vista que a pasta de saúde é descentralizada”, avaliou.