Selo em homenagem a Chico Xavier recebe prêmio

14/12/2011 00:00

Selo em homenagem a Chico Xavier recebe prêmio
O centenário de nascimento do médium Francisco Cândido Xavier - 1910-2010 - foi relembrado pelos Correios, através de um selo comemorativo, lançado no ano passado. Este ano ele foi escolhido como o "Melhor Selo do Brasil", conforme divulgação realizada pelos representantes dos Correios, que estiveram no plenário da Câmara Municipal, durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (dia 13), a convite do vereador José Severino (PT).
O selo traz a imagem de Chico autografando um de seus mais de 400 livros, com a seguinte frase do médium: "Ame sempre. E quando estiveres a ponto de descrer do poder do amor, lembre-te de Cristo". Como pano de fundo há o detalhe de uma carta psicografada pelo líder espírita. A foto é de autoria de Rômulo Fernando Fialdini e a arte-finalização de Miriam Guimarães.
Mais de seis mil pessoas participaram da votação, realizada desde 1978, que elegeu o selo "Chico Xavier" como a melhor peça filatélica de 2010, na categoria popular, através de votação em cédulas e pela página dos Correios na internet. O concurso define também a categoria Arte Filatélica, realizado por um júri especial composto de filatelistas, artistas e colecionadores. A escolha do selo nesta categoria ocorreu durante a 11ª Exposição Filatélica Nacional - BRAPEX 2011, no dia 6 outubro deste ano. O vencedor foi bloco Brasília  - Sonho e Realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional.
O filho adotivo de Chico, Eurípedes Higino, participou da sessão na Câmara Municipal, assim como o gerente regional dos Correios, João Francisco Sousa. A tiragem foi estimada em 600 mil selos, que serão comercializados até 31 de dezembro de 2013. Além de Uberaba, o material também foi lançado nas cidades de Pedro Leopoldo (MG), Brasília (DF), e São Bernardo do Campo (SP).
O gerente regional dos Correios, João Francisco Sousa, relembrou toda a dedicação e o trabalho realizado pelo médium, que chegou a Uberaba em 1959. Segundo ele, "Chico Xavier foi o 13º apóstolo de Cristo", pelo trabalho, humildade e dedicação ao próximo. "O momento é ímpar, uma grande honra para os Correios", afirmou Francisco. Eurípedes Higino agradeceu o carinho pela homenagem.