Severino quer informações sobre recursos destinados à SMS
 Além do recurso voltado para o programa de combate às drogas, o vereador também cobrou ações do governo federal na área do agronegócio. 
Vereador José Severino Rosa (PT) quer informações sobre a aplicação do recurso na ordem de R$200 mil, oriundo do governo federal, pela Secretaria Municipal da Saúde. A verba liberada pelo Ministério da Saúde, através da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, é destinada ao Programa de Incentivo às Ações de Qualificação de Atendimento ao Álcool e outras Drogas. Requerimento sobre o assunto foi apresentado pelo parlamentar durante a última reunião ordinária dedicada à votação de requerimentos e indicações de 2011.
 
Engajado em ações de combate a entorpecentes, Severino quer acompanhar a utilização do montante. “O combate às drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, é muito mais do que uma questão de saúde. Envolve outras áreas, como segurança pública, desenvolvimento social e educação. A droga gera violência, o que faz com que os prejuízos não sejam apenas dos usuários, mas de toda a sociedade” salientou, destacando que além de promover debates e dar origem a políticas públicas, a fiscalização dos recursos também é forma de contribuir para a concretização das ações no setor. 
 
Na mesma tarde, Severino, que também é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio da Câmara Municipal, encaminhou requerimento à presidenta Dilma Roussef solicitando equiparar a produção agrícola do país com a logística de escoamento. Segundo o petista, os índices estimados de colheita em relação à safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas apontam para uma produção na ordem de 159,5 milhões de toneladas em 2011. A expectativa é de que, este ano, haverá um crescimento da safra em 0,6% em relação ao ano passado.
 
“São números expressivos que demonstram o crescimento e a pujança da produção agrícola brasileira no contexto mundial”, destacou. Para ele, diante desse desenvolvimento, é necessário rever a logística e distribuição até então instalada, que é carente de modernização no que tange à expansão e conservação de rodovias. Nesse sentido, o vereador também sugeriu estudos de viabilidade para implantação de hidrovias.   
 
Drogas – Em 2010, Severino promoveu Audiência Pública para discutir sobre drogas lícitas e ilícitas no município. Em março de 2011, organizou Reunião Pública com o objetivo de abordar políticas de combate do consumo de drogas e álcool pelos jovens. A necessidade de estruturação da família, o fortalecimento de campanhas de prevenção e a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores e o combate ostensivo ao tráfico de drogas foram as principais ações defendidas pelos presentes.
 
Ainda no ano passado, em setembro, o parlamentar recebeu de Brasília mais de mil kits pedagógicos de capacitação para a prevenção ao uso indevido de drogas. Na ocasião, entregou à secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) o documento “Movimento Uberaba Contra as Drogas”, contendo resultados das audiências e reuniões públicas realizadas. Ela se prontificou a transformar Uberaba numa referência nacional no assunto.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020