Tony alerta para gastos com menores no Caresami

22/11/2011 00:00

Tony alerta para gastos com menores no Caresami
Antes da aprovação do Projeto de Lei 252/11, que prevê a criação de três cargos no Centro de Responsabilização do Adolescente em Medidas de Internação - CARESAMI, vereador Tony Carlos (PMDB) apresentou aos colegas alguns dados relacionados à gestão da instituição. O parlamentar quis sensibilizar os presentes quanto à importância de projetos sociais voltados para a educação e reeducação para crianças e adolescentes, ao mostrar o quanto custa para os cofres públicos manter menores internados no Centro de Atendimento.
Ele explicou que, atualmente, a entidade abriga 64 jovens, sendo mantida com recursos na ordem de R$ 210 mil. Desse valor, R$ 180 mil são voltados apenas para a despesa com pessoal. Ou seja, a população desembolsa algo em torno de R$ 3.281,25 para cada infrator instalado no CARESAMI. "Percebe-se que se gasta muito, mas que, ao mesmo tempo, é um mal necessário", destacou, acrescentando que a sociedade precisa saber que fica caro para reeducar um jovem.
Vereador José Severino (PT), por sua vez, concordou com o peemedebista, acrescentando que tantos gastos deveriam resultar em uma educação efetiva que realmente mudasse a vida dos jovens que passam pela instituição. "Nossa preocupação é grande não só com as crianças que estão ali no Caresami. Se formos olhar no presídio, o gasto é bem maior. A família estruturada é a base de tudo e a única solução para esses problemas sociais", defendeu.