Tony homenageia Nossa Senhora da Abadia

11/06/2011 00:00

Tony homenageia Nossa Senhora da Abadia

Já estão em circulação em Uberaba quatro ônibus da Empresa de Transportes Líder exibindo estampa da Igreja Nossa Senhora da Abadia. A iniciativa de homenagear a Padroeira de Uberaba foi do vereador Tony Carlos (PMDB). A empresa possui 72 ônibus circulando no município, sendo que 32 já estão adequados à padronização visual dos coletivos.
Segundo o Superintendente de Planejamento de Trânsito e Transporte, Robinson do Amaral Camargo, para facilitar a identificação dos usuários, é necessário diferenciar as linhas viárias de transporte coletivo em circulação na cidade. Mas, ao mesmo tempo, é preciso manter uma identidade visual nos veículos da mesma empresa, daí a proposta da primeira dama, Ângela Mairink, de realizar a padronização visual dos coletivos da Líder através dos desenhos dos locais turísticos e históricos de Uberaba.
Tony Carlos concorda com Mairink quando à necessidade da padronização para não confundir os passageiros. Tanto que o parlamentar é autor da lei que uniformizou os táxis do município e, desde então, todos devem ser brancos com a faixa azul quadriculada. O vereador explicou que, aproximadamente, 80 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente, por isso é preciso deixar o visual dos veículos mais atraentes e com a “cara da cidade”. “Muitas estampas já estão circulando pela cidade. Um cidadão me parou na rua e disse que faltava a Igreja da Abadia. Por concordar que é preciso homenagear a Padroeira da cidade, requeri ao prefeito que colocasse a estampa da igreja nos próximos ônibus”, salientou.
Atualmente, foram definidos um nome e sete pontos de valor histórico e/ou cultural da cidade para compor estampas nas laterais dos veículos. Chico Xavier, Peirópolis, Gado Zebu, Igreja Santa Rita, Mercado Municipal, Paço Municipal Major Eustáquio – onde funciona a Câmara Municipal de Uberaba –, Catedral Metropolitana e, agora, Igreja Nossa Senhora da Abadia. “Por enquanto, são apenas oito estampas, mas a idéia é fazer uma campanha junto à população e definir outros locais que fazem parte da vida e da história de Uberaba”, acrescentou Robinson.