Vereador denuncia ao Ministério Público escassez de profissionais no Hospital Regional

03/05/2021 18:42

Após denúncias realizadas via rede social, o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal professor Wander decidiu averiguar as informações sobre possível déficit no efetivo médico no Hospital Regional de Uberaba. Denúncia foi protocolada no Ministério Público.

O parlamentar afirmou que, funcionários do referido hospital confirmaram as informações, e que devido à falta de enfermeiros, técnicos e até mesmo auxiliares de limpeza, “muitos pacientes ficam dias sem tomar banho, em meio a urina e fezes. Sem contar que passam longos períodos sem comer, não por falta de alimentos, mas por falta de auxílio no momento. O paciente com falta de ar não consegue se alimentar sozinho, e, com a falta de profissionais, acabam sofrendo muito mais”, disse o vereador, que acrescentou ainda que “alguns pacientes que estão portando seus celulares pedem socorro às famílias para auxiliarem na higiene básica e alimentação. Os banheiros dos quartos compartilhados ficam sem limpeza por muito tempo devido à grande demanda e à falta de pessoal, se tornado também possíveis meios de transmissão de doenças. Roupas sujas estão acumuladas nos cantos e a limpeza das comadres demora para acontecer, tornado o ambiente insalubre. Os pacientes se veem obrigados a dividir a mesma mesa que comem com comadres sujas. Sem contar, o descarte errado de materiais médicos, jogando fora seringas e agulhas que nunca foram usadas somente para não fazerem o devido processo burocrático de devolução. Os técnicos mal conseguem cuidar dos pacientes, quem dirá fazer a devolução correta dos materiais. Temos hoje quase 50 pacientes somente em UTI, que praticamente disputam por atendimento médico”, relatou.

Wander destacou ainda que muitos pacientes estão ficando sem seus pertences durante a internação. “Estão acontecendo muitos extravios, e não se sabe se por falta de organização da instituição ou por má fé. Outra situação alarmante é a existência de apenas um aparelho de glicemia, fazendo com que muitos pacientes fiquem sem fazer os testes. No hospital, cada técnico fica responsável por até 8 pacientes, ocasionando assim muitos erros nas aplicações de medicamentos, devido à exaustão do profissional. Além de tudo isso, esses profissionais acabaram perdendo metade do tempo de seu descanso noturno. Se não bastasse o esgotamento desses trabalhadores, esses funcionários são mal pagos e não recebem nenhuma gratificação, até mesmo o plano de saúde a qual são conveniados é descontado na folha de pagamento. Precisamos aumentar o efetivo médico do hospital com urgência”, afirmou. “Como presidente da Comissão de Saúde da CMU não posso me furtar de acompanhar de perto o assunto e pedir a abertura dessa apuração de responsabilidades aos órgãos responsáveis”, encerrou.

Assessoria do Vereador

Uberaba 03/05/2021