Vereador participa de capacitação em Economia Solidária

23/03/2010 00:00

Vereador participa de capacitação em  Economia Solidária

O Centro de Formação em Economia Solidária (ES) promoveu em Uberaba, oficinas para capacitar os cidadãos nas modalidades de empreendimentos econômicos solidários. As oficinas, com duração de dois dias, esclareceram as vivencias dentro das cooperativas que deram resultado e a diversidade da Economia Solidária no Brasil. O vereador petista José Severino Rosa recepcionou os participantes e explicou que a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) foi criada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2003. A Economia Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. De acordo com as informações, neste tipo de economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e asalariada das relações do trabalho capitalista.
Renata Gondim Costa, palestrante convidada do Centro de formação, veio a Uberaba através do Instituto Marista de Solidariedade, que tem como missão apoiar pessoas e instituições, na defesa e garantia de direitos humanos. Ela disse que o objetivo deste encontro foi capacitar os participantes a trabalharem melhor dentro de seus empreendimentos.
Severino, que é um admirador desta nova organização, destacou que a Economia Solidária vem crescendo rapidamente em nosso país e traz a promessa de um futuro mais justo e feliz para as novas gerações. “Autogestão, cooperação, democracia, solidariedade, respeito à natureza, valorização e promoção da dignidade do trabalho humano são alguns dos princípios norteadores da Economia Solidaria”, afirmou.
Exemplos - Rubens Cabral já participou de outras oficinas de ES. Ele é catador de materiais recicláveis há uns 10 anos. “Amo o meio ambiente, a natureza, por isso trabalho como catador, pois é um meio de colaborar para a preservação da natureza. Segundo ele o encontro “foi muito produtivo, discutimos cidadania e não dinheiro e lucro”.
 Maria Baia trabalha há 10 anos com artesanato. Integrante da Uberfama participa da Feirarte toda semana. Para ela esse encontro veio somar novos conhecimentos, valorizar o ser humano e o trabalho em conjunto. “Sozinhos não somos ninguém”.
O vereador disse ainda que na Economia Popular Solidária, a preservação e o cuidado com a vida é o grande incentivo para o trabalho. “Para isso, todas as pessoas são necessárias, importantes e valiosas. Uma outra economia, que acolha todas as pessoas e que ponha a tecnologia a serviço da vida, é o que buscamos”, ressaltou.