Vereadores apoiam manifestação de servidores do Codau

04/10/2011 00:00

Vereadores apoiam manifestação de servidores do Codau

Ao final da primeira reunião ordinária do mês de outubro, servidores do Codau, através do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba - Sindae, estiveram em Plenário para manifestar a insatisfação quanto à inexistência de propostas que contemplem a categoria ávida por melhores salários. Eles portavam faixa em que diziam "Chega de descaso político que leva os funcionários do Codau ao caos social".

Os vereadores apoiaram a manifestação. Vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), solidarizou-se com os funcionários. "Esperamos que a administração municipal compreenda as necessidades desses servidores, essenciais para o município, e os atenda em suas reivindicações". Os edis Lourival dos Santos (PC do B) e José Severino Rosa (PT) fizeram coro com o democrata.

Jorge Ferreira (PMN) enquanto cobrava soluções para a falta de água em alguns bairros da cidade, em especial o Valim de Melo, manifestou apoio ao Sindicato, porém destacou que, nesses casos, as decisões não cabem ao Legislativo. "Espero que vocês compreendam que, enquanto vereadores, não possuímos a caneta que assina as deliberações do município".

Indignado com os baixos salários dos servidores, vereador Almir Silva (PR) manifestou a profunda insatisfação diante da ausência de acordo entre o executivo e a categoria. "Muitos desses servidores lidam com os piores serviços possíveis. Eles merecem melhores condições salariais, dado ao valor do trabalho de cada um deles e o quanto são essenciais para a cidade de Uberaba".

O Presidente do Legislativo, vereador Luiz Dutra (PDT), sugeriu que os manifestantes retornassem à Casa para fazer suas reivindicações, em outra ocasião, com direito à transmissão, ao vivo, pelo TV Câmara. "Ajudaremos da forma que pudermos. Aqui vocês terão espaço para suas manifestações na tentativa de serem atendidos em seus pedidos". Diante disso, vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), reforçou o convite ao grupo para participar da Tribuna Livre nas próximas reuniões.

Os servidores esperam até quinta-feira para deflagrar a greve. Apesar de a prefeitura ter encaminhado contraproposta contendo reajuste salarial e benefícios ao Sindae, no início desta semana, as mudanças não contemplaram as expectativas da categoria.