Vereadores apoiam movimento estudantil contra o Enem

16/10/2010 00:00

Vereadores apoiam movimento estudantil contra o Enem

Os vereadores Antônio Gonçalves dos Reis Lerin (PSB) e Prof. Carlos Alberto de Godoy (PTB) estão apoiando o movimento encabeçado por estudantes contra o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Eles encaminharam um ofício para o tenente-coronel João Lunardi, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) informando sobre o movimento estudantil de caráter pacífico.
Intitulado “Enem Atual: Vergonha Nacional”, o movimento será realizado na próxima segunda-feira (15), às 14h. Neste horário, os estudantes se concentrarão na Praça Manoel Terra, em frente à Igreja Santa Rita. Dali, eles seguirão em passeata até a Praça Rui Barbosa. Na oportunidade, também será arrecadado roupas usadas e alimentos não-perecíveis para serem doados à instituições de caridade.
A expectativa é que 150 alunos de escolas públicas e particulares participem da passeata. Eles estarão vestidos de preto e usarão um nariz de palhaço.
Os organizadores são os estudantes Danilo Batista Silveira, Winer Alves Nunes e Marcus Renato Castro Ribeiro. Conforme justificam, o manifesto tem como objetivo chamar a atenção da falta de ética na organização, principalmente em relação à confecção das provas. “Queremos mostrar a toda população uberabense a nossa indignação. O que ocorre é a falta de respeito aos estudantes. Nós preparamos o ano inteiro para uma prova. Tudo que o ocorreu é motivo de desgaste para quem ainda tem vários vestibulares para enfrentar nos próximos meses.”, explica Danilo.
Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010, que ocorreu no último fim de semana. Logo depois da primeira prova, no sábado (6), alguns inscritos reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo. Segundo relatos, as provas faltavam questões, outras estavam repetidas, a sequência numérica estava errada e havia, inclusive, páginas da prova branca incluídas no mesmo caderno. A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas e deverão realizar um novo exame.