Vereadores aprovam desconto maior na conta de moradores afetados pela falta de água

15/09/2011 00:00

Em detrimento da proposta do executivo de conceder 30% de desconto na conta de água e esgoto de moradores das áreas afetadas com a falta de água, vereadores aprovam o projeto com o aumento do abatimento para 35%.

Aproveitando a presença do presidente do CODAU, José Luiz Alves, no plenário da Câmara, os vereadores Cléber Ramos (PMDB) e professor Godoy (PTB) pediram destaque ao Projeto de Lei nº. 187/11, de autoria do executivo, que dispõe sobre autorização para o CODAU conceder descontos nas tarifas de água e esgoto para os imóveis afetados pelo desabastecimento de água que acometeu a região noroeste do município, provocado pela falha mecânica do poço profundo do CR-6.

Na matéria, com a finalidade de compensar a população afetada pela falta de água, a Prefeitura solicita a autorização dos vereadores para conceder 30% de desconto sobre o consumo médio de água nos últimos cinco meses anteriores ao problema. Diante disso, o vereador Itamar Ribeiro (DEM) tentou emplacar emenda aumentando o abatimento para 100%. Contudo, devido justificativa do vereador líder do prefeito quanto à inviabilidade da proposta do democrata, a emenda foi retirada pelo autor.

A partir daí, os parlamentares buscaram encontrar "um meio termo" entre a proposta do executivo e a do legislativo. O Presidente da Casa, vereador Luiz Dutra (PDT), juntamente ao vereador Godoy e Almir Silva (PR) sugeriram que o valor do desconto fechasse em 40%, enquanto Ripposati (PSDB), por sua vez, defendeu que fosse 50%. Contudo, para colocar ponto final à indefinição, após entendimentos entre o vereador Cléber e os demais edis, foi elaborada e aprovada emenda alterando o valor do abatimento para 35%. "É justo porque é um número superior ao proposto inicialmente e vai poder atender todos os moradores da região afetada", ponderou Dutra. Após as discussões o projeto foi votado e aprovado.

Conforme prevê o projeto de lei, as contas já emitidas e entregues nos dias 08 e 09 de setembro serão canceladas e reprocessadas. As contas ainda não lançadas serão processadas já com o desconto. Sendo que terão direito ao desconto os consumidores localizados nas áreas de influência dos Centros de Reservação 6, (bairro Olinda), 8 (Parque das Américas) e 9 (Aeroporto). Entre os setores estão o Olinda, Universitário, Beija Flor, Morumbi, Alfredo Freire, Planalto, Tutunas, Grande Horizonte, Parque Hyléia, Morada Du Park, Copacabana, Santa Maria, Parque das Américas, Jd. Induberaba, Cidade Ozanan, Pacaembu, Recanto das Torres, Jd. das Palmeiras, Dom Eduardo, Jd. Canadá, Serra do Sol, Jd. Uberaba, Serra Dourada, Pontal, Umuarama, Vila Celeste, Jd. Sete Colinas, São Cristovão, Parque dos Girassóis, Santos Dumont, Recanto da Terra, Vila Raquel, Estrela da Vitória e Volta Grande.