Vereadores cobram melhorias no IML

06/07/2010 00:00

Vereadores cobram melhorias no IML

Delegado garantiu que projetos estão sendo executados e em breve a PC terá novas instalações IML

Atendendo convite dos vereadores Cléber Cabeludo, João Gilberto Ripposati e Lourival dos Santos, estiveram hoje (06/07) em plenário, o Delegado Regional de Uberaba, Dr. Francisco Gouveia, o Delegado Corregedor da PC, Renato Alcino e o sub-secretário de Saúde, Gilberto Magnino. A presença deles em plenário, possibilitou o esclarecimento por parte das autoridades de questões relacionadas a Polícia Civil e, especialmente, ao Instituto Médico Legal (IML).
O vereador Cléber Cabeludo, lembrou que Uberaba é uma cidade pólo que o atendimento do IML tem desejado a desejar, tanto no tocante a buscar corpos de vítimas de acidente, quanto na liberação de corpos, após autópsia. Ele lembrou ainda que o instituto não trabalhar a noite. “As famílias tem sofrido com isso, pois quando precisam do serviço do IML tem que aguardar horas para enterrar seus entes queridos. Temos que mudar esta situação”, disse ele, comungando com fala do presidente Lourival dos Santos, que também afirmou que o serviço do IML está em péssimas condições.
O vice-presidente Afrânio Cardoso de Lara Resende, que é Policial Civil, afirmou que realmente, as instalações da PC em Uberaba, estão em péssimas condições, no entanto, disse ele, que o novo comando da corporação na cidade, tem buscado alternativas em BH para resolver os problemas. O primeiro secretario, vereador Luiz Humberto Dutra, que é delegado aposentado da PC, juntamente com o vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão, encaminharam requerimento ao governo Aécio Neves, que resultou no envio de engenheiro do Estado a Uberaba, para averiguar as condições das estruturas físicas da PC na cidade.
Em seu pronunciamento o delegado regional, Francisco Gouveia revelou que ficou espantado quando conheceu as instalações da PC e da Delegacia Regional. Ele explicou ainda que a atual Chefe da PC na região, Delegada Maria de Lourdes Camille, juntamente com ele e o prefeito Anderson Adauto estiveram em BH em busca de soluções para o problema. “O engenheiro que esteve aqui, ficou estarrecido com a condição das instalações. Mas quero informa-los que a reforma do prédio da regional vai acontecer, inclusive o projeto está sendo elaborado. Em relação ao IML, realmente temos problemas, mas a construção do prédio também será feita, em parceria com a prefeitura de Uberaba, que bancará os 50% iniciais da obra”, revelou.
Ainda segundo o delegado, neste prédio, ficará o IML e a Polícia Técnica com seu setor de perícia. Este prédio respeitará as legislações sanitárias e ambientais, condizentes com o tipo de serviço a ser executado. Sobre o atual trabalho, Gouveia afirmou que tema adotado medidas para melhorar, mas que ainda será necessário um concurso para atender a demanda de médicos legistas da cidade. Atualmente, são três médicos, sendo que a demanda aponta para necessidade de, aproximadamente, dez médicos.
Segundo o sub-secretário, Gilberto Magnino, a prefeitura está apoiando as ações de melhorias implantadas pelo atual comando da PC e reiterou a intenção de dar a contrapartida na obra do IML, para que a construção comece o mais rápido possível, dentro dos tramites legais da licitação.
Os vereadores também questionaram sobre o inquérito relativo ao IML, alvo de várias denúncias. O delegado corregedor, Renato Alcino, explicou que foram instaurados dois inquéritos policiais, sendo um sobre cobrança para serviço de liberação de óbito e outro para cobrança de liberação de corpo. Também foi instaurado um procedimento administrativo. Ambas ações, voltadas para o IML, com envolvimento direto e indireto de funerárias. O delegado corregedor, informou ainda que foram 101 dias de investigação, com mais de mil páginas de documento, perfazendo um total de 18 tópicos, onde oito pessoas foram indiciadas, entre elas dois policiais civis. Por questão segredo de justiça, o delegado Alcino, não pode explicar qual o andamento do processo que hoje, já se encontra com o juiz e promotor competente para o caso.