Vereadores criam a Homenagem Especial Dr. Hélio Angotti

Por iniciativa dos vereadores Samuel Pereira (PR) e Cléber Cabeludo (PMDB), foi apreciado e aprovado ontem em plenário, o Projeto de Resolução nº 011/11, que instituiu na Câmara Municipal de Uberaba a Homenagem Especial Dr. Hélio Angotti. Participaram da sessão acompanhando a votação, o ex-prefeito, Dr. Odo Adão, e o presidente do Hospital Hélio Angotti, Dr. Décio Scandiuzzi.
De acordo com os autores, o projeto tem como objetivo reconhecer o trabalho dos médicos que, no relevante exercício de suas profissões, contribuem decisivamente para o bem da sociedade. “Além de homenagear estes profissionais, tivemos a intenção de homenagear o Dr. Hélio Angotti, que é uma figura exponencial da medicina brasileira, diga-se de passagem, reconhecido internacionalmente”, destacou Samuel.
Presidente da Comissão de Saúde e um dos apoiadores do HHA, o vereador Cléber Cabeludo lembrou que Angotti foi um baluarte e benemérito, sendo o fundador e presidente da Associação do Combate ao Câncer do Brasil Central.
A homenagem que é anual, seria concedida todo o dia 20 de junho, quando se comemora o nascimento do Dr. Hélio Angotti. No entanto, no sentido de evitar que o evento aconteça no final de semana, o vereador Tony Carlos apresentou emenda alterando o texto do projeto, inserindo a palavra preferencialmente no dia 20 de junho, podendo ser alterado caso necessário. Outra alteração na matéria, diz respeito à quantidade de homenageados. A proposta inicial seria de três médicos por vereador. Através de emenda do Presidente Luiz Dutra (PDT), ficou definido que seria um médico por parlamentar.
Para Samuel as propostas dos colegas “venho em boa hora, contribuindo com a matéria”. Tanto o Dr. Décio, quanto Dr. Odo, agradeceram a homenagem, lembrando o homem digno e o profissional dedicado que era o Dr. Hélio Angotti.
Histórico – Hélio Angotti, nasceu em Uberaba no dia 20 de junho de 1920. Formou-se em medicina, na Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializando-se em cancerologia e cirurgia e sempre clinicou em nossa cidade. Casou-se com Ana Soares Angotti e tiveram quatro filhos. Na medicina foi o fundador e presidente da Associação do Combate ao Câncer do Brasil Central, hoje Hospital Hélio Angotti, instituição referência de combate ao câncer em nível nacional.
Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, onde também foi professor. Na vida profissional, foi um médico que sempre primou pelo humanismo. Atuou na política, sendo vice-prefeito de Uberaba por dois mandatos: 1.955 a 1.959 e 1.959 à 1.963, época em que a eleição de vice-prefeito era separada e permitida a reeleição. Faleceu em 09 de janeiro de 1.971.

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020