Vereadores fazem cobranças ao CODAU

08/09/2011 00:00

Vereadores fazem cobranças ao CODAU

A falta de água em diversos pontos da cidade foi assunto na sessão plenária desta terça-feira. Usando a Tribuna, o vereador Marcelo Machado Borges (PMDB) solicitou informações referentes à transposição do Rio Claro, ao José Luiz Alves, presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – CODAU. “Quero saber se o plano foi abandonado, por quais motivos e se o município continua pagando ao IGAM”, questiona.
Borjão esclarece que em 2009 foi apresentado um PL que previa empréstimo para a execução de projetos de interligação do sistema de captação do Rio Claro e Estação de Tratamento. No entanto, a transposição foi retirada e a justificativa obtida era de que os recursos seriam usados para a construção da ETA 3, reformas das ETAs 1 e 2 e automação do sistema e não mais no sistema de captação do Rio Claro. “Na época, eu votei contra e avisei que no período da seca, Uberaba sentiria falta desse investimento”, relembra o vereador.
Os vereadores Carlos Alberto de Godoy (PTB) e João Gilberto Ripposati (PSDB) também mostraram-se preocupados com a falta de água. Ripposati sugeriu à população prejudicada que liguem para o CODAU solicitando um caminhão pipa. “Compreendo que a demanda exige um tempo, mas as pessoas precisam ser assistidas”.
Outras cobranças - Itamar Ribeiro (DEM) apresentou requerimento ao prefeito Anderson Adauto solicitando cópia da documentação que gerou o 2º Termo de Aditamento ao Contrato de Prestação de Serviço firmado entre o CODAU e a Empresa Fórmula P. Comunicação Ltda.
O Democrata também cobra informações sobre a não disponibilização dos relatórios do Programa Água Viva 1 e 2 no site da Prefeitura. Tais documentos foram retirados do página virtual no dia 31 de maio deste ano, após denuncia protocolada no Ministério Público Federal. “O presidente do CODAU teria divulgado na imprensa que o gasto da obra da ETE Rio Uberaba seria de vinte milhões. Mas o correto seria vinte e nove milhões e novecentos mil reais no relatório oficial”, denuncia Itamar.
O Contrato entre o CODAU e a Empresa Voyatur Turismo também foi alvo do vereador que cobra cópia de todos os relatórios de despesas de viagens  e comprovantes.