Aprovada sugestão de centro para gestantes dependentes químicas

09/09/2013 00:00

Aprovada sugestão de centro para gestantes dependentes químicas
Foi aprovado pela CMU o requerimento do vereador Cléber Humberto de Souza Ramos - léber Cabeludo (PMDB), solicitando a criação de um Centro Especializado no Atendimento às Gestantes Dependentes Químicas.
Segundo o vereador, a questão da Toxicodependência deve, primordialmente, ser enfrentada no âmbito da prevenção e na recuperação dos usuários, no reconhecimento da dependência química como questão de saúde pública. "A situação requer uma atuação especial do Poder Público no enfrentamento do problema", argumenta.
Para o vereador a proposta do Centro "desponta em um momento em que a sociedade brasileira clama por medidas urgentes para a prevenção do uso de substâncias entorpecentes", ele complementa dizendo que "o olhar diferenciado voltado para as gestantes e seus filhos, vislumbra um futuro melhor às crianças e adolescentes, pois é sabido que o uso de drogas pelas gestantes acaba comprometendo a integridade física e mental dos bebês, que poderão ficar com predisposição ao uso de substâncias entorpecentes."
O vereador lamenta o fato de que muitas dessas mães têm filhos de pais desconhecidos, frutos da irresponsabilidade durante o uso e obtenção da droga. "É comum que optem por entregar o bebê à adoção e quando a criança fica aos cuidados da mãe usuária ou de familiares sem condições de assumir a responsabilidade, o risco é ainda maior para o bebê".
Em Uberaba há o Instituto Municipal Antidrogas - IMAD, que atende mulheres dependentes químicas de modo geral, e segundo a Presidente e Coordenadora Marta de Oliveira, as grávidas procuram o IMAD prestes a dar a luz, sem terem feito o pré-natal "elas são atendidas, porém temos que agir com rapidez e obedecendo às normas burocráticas". Marta elogiou a proposta do vereador, e ressaltou a importância do Centro desenvolver o acompanhamento pós parto, para que a criança não chegue a ser mais uma moradora de rua.
Cléber ressaltou que o Centro irá mudar a vida de mães e de crianças que estão para nascer. "Vamos mudar a história dessas crianças que poderiam nascer como dependentes químicos", finalizou.