Associação de agricultores e centro espírita recebem utilidade pública na CMU

22/02/2018 15:14

Dois projetos de declaração de utilidade pública foram apresentados e aprovados no Plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (22). O vereador Agnaldo Silva (PSD) foi o autor do PL 71, que beneficiou a Associação de Agricultores de Sistema Familiar no Município de Uberaba (AAGRISIFA).

A presidente Suzana Flausina Honório explicou que a entidade trabalha para melhorar a situação de trabalhadores rurais ou sem terras. Ela agradeceu aos vereadores pelo apoio e em especial ao vereador Agnaldo Silva.

Segundo o parlamentar, a associação auxilia uma classe que trabalha muito para a sociedade. “E devido a simplicidade do homem do campo às vezes eles enfrentam dificuldades para encontrar ajuda”, avaliou Agnaldo.

O vereador disse que pretende solicitar a ajuda da Emater, através da disponibilização de um técnico para ajudar e orientar os produtores, por meio da Associação. “Eu espero a partir de agora aproximar mais a entidade do governo municipal”, concluiu Agnaldo.

A Associação, que não tem fins econômicos, foi fundada no dia 30 de setembro de 2012. Sua finalidade é de melhorar a qualidade de vida de seus associados em geral, defendendo-os, organizando-os e desenvolvendo projetos que visem à redução da pobreza rural e melhoria da qualidade de vida, mediante o acesso a terra e o aumento de renda dos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra.

A sede da entidade fica situada na rua Francisco Alves Pereira, 1240, Chácaras Bouganville.

Da mesma forma, foi declarada de utilidade pública a Fraternidade Cristã Hilário Silva, através da iniciativa do vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Carneiro” (PR). Ele destacou que são anos de dedicação ao próximo, com o auxílio de 180 médiuns, levando os ensinamentos de Chico Xavier.

“Kaká” também comentou que Hilário Silva viveu como um médico na época de Getúlio Vargas, quando ajudou a desenvolver remédios e vacinas. Hilário é o mentor espiritual do diretor do centro, Eurípedes Barsanulfo. O presidente da entidade, Darcy Soares, também compareceu ao Plenário.

Eurípedes agradeceu aos vereadores pelo apoio. “A caridade não tem religião e a alma não tem cor”, afirmou ele. Segundo o diretor, eles tiveram um professor maravilhoso, que foi Chico Xavier, sendo que tiveram a oportunidade de seguir alguns de seus passos. Ele convidou todos os vereadores, independente de religião, para que visitem a entidade.

A Fraternidade Cristã Hilário Silva foi fundada em 1º de junho de 2017, com sede na rua Luiz Próspero, 125, bairro Parque das Américas, com o objetivo principal de defender e promover os interesses e o desenvolvimento da comunidade, apoiar as manifestações religioso-culturais, incentivar a educação, desenvolver ações voltadas para assistência social, colaborar com as políticas públicas e projetos de prestação de serviços públicos, entre outros.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU