O vereador Cleomar Marcos de Oliveira (Cleomar Barbeirinho) vai levar sua equipe e seu gabinete para a Praça Rui Barbosa nesta sexta-feira, 8, das 8h às 10h, no Coreto. O parlamentar observa que no local, além de cumprimentar as mulheres pelo seu dia, estará a postos para receber demandas que porventura surgirem e também para colocar o seu mandato à disposição entregando os contatos de seu gabinete. Para o parlamentar, as mulheres merecem mais do que homenagens, merecem reconhecimento da sua capacidade que em nada difere dos homens, inclusive aplaude que o número de mulheres cresça também na política. 
Matéria publicada pelo Estadão aponta que apesar de o número de mulheres no Congresso ter quase dobrado em 20 anos, o Brasil ocupa a vice-lanterna no quesito representação política feminina em duas listas de 20 países. Em comparação com os integrantes do G-20,  – os países mais ricos do mundo – e com os conterrâneos da América Latina, o país ocupa a 19ª colocação, com apenas 10,7% de mulheres no Congresso (somando Câmara e Senado), de acordo com dados do Banco Mundial.

Barbeirinho lembra que em 1827, as brasileiras obtiveram autorização para estudar, mas apenas o ensino elementar. Foi a brasileira Nísia Floresta, do Rio Grande do Norte, a pioneira em levantar a bandeira da educação – especialmente por publicar o livro “Direitos das mulheres e injustiça dos homens”, onde discorre sobre o tema, em 1832. Por isso, é considerada a primeira feminista brasileira e latino-americana. "Ainda há muito que fazer para que as mulheres alcancem a valorização que merecem. Eu acredito que a educação é o melhor caminho", frisa.  

 

Jorn. Rose Dutra

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020