Borjão quer criação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Cabelo

01/09/2014 00:00

Compartilhar

Com o objetivo de devolver a autoestima aos pacientes vítimas do câncer, o vereador Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM) quer incentivar a população a doar fios de cabelo para a confecção de perucas. O vereador apresentou na Casa, Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Cabelo.

De acordo com o democrata, a proposição visa acrescentar à Legislação, que dispõe sobre o Calendário Popular, essa Semana Municipal a ser realizada anualmente na última semana de outubro. "O PL contempla as pessoas que passam por tratamentos contra o câncer".

Texto da iniciativa diz que o câncer é o crescimento desordenado de células que invadem determinados tecidos e órgãos – que podem até se espalhar para várias regiões do corpo. "O princípio dos remédios que são usados na quimioterapia é atacar as células do corpo que se proliferam rapidamente. Porém, o medicamento não tem ‘preferência’ por uma célula ou outra, por isso ataca tanto as que estão ‘doentes’ quanto às outras que se proliferam com rapidez. E por isso, as células dos cabelos também são atacadas pela quimioterapia, ocasionando assim a queda dos pêlos".

O intuito do parlamentar é que sejam realizadas campanhas, ações e atividades junto aos cidadãos uberabenses, "para tentar sensibilizar e demonstrar que através de um ato de solidariedade a pessoa pode transformar a vida de um paciente com câncer". Ele acrescentou ainda que "a perda de cabelo causa um impacto psicológico relevante nas crianças e na feminilidade da mulher, causando a baixa autoestima e, consequentemente, retardando o seu processo de recuperação, segundo especialistas".

Para o vereador, a doação de cabelo é de suma importância para ajudar essas pessoas que tratam de câncer, "e por isso se faz necessária a inclusão do incentivo de doação de cabelos em nosso calendário, para podermos promover em parcerias com salão e escolas de cabeleireiros a arrecadação de cabelos", destacou.

Borjão finalizou ressaltando que na cidade existe um salão de beleza parceiro na campanha que faz os cortes dos cabelos. "As pessoas interessadas em colaborar podem entregar o cabelo e/ou perucas, na sede da Comitiva Borjão [formada por um grupo de amigos do vereador que realizam diversas ações sociais na cidade], que fica na Rua Artur Machado, 288, conjunto 210, Centro".  

Requisitos para doar

- O cabelo precisa ter, no mínimo, 10 centímetros.

- Não há restrição em relação à cor ou tipo de cabelo, mas, quanto mais natural, melhor.

- Fios muito descoloridos ou com dreads geralmente não são aceitos, pois a fragilidade deles impede que sejam presos à base da prótese de forma correta.

- Pedir para o cabeleireiro que vai cortar para separar com um elástico a ponta da raiz do cabelo - de forma que o cabelo que vai ser doado fique preso.

- É importante que o cabelo esteja limpo e seco.


Departamento de Comunicação

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados