Borjão quer instituir programa de orientação às famílias que tem idoso em casa

16/12/2014 00:00

Compartilhar

Pautado nas políticas do Sistema Único de Assistência Social, o vereador Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM) solicitou que o município institua ‘Programa Municipal de orientação às famílias para convívio com pessoas idosas’, a fim de estimular e proporcionar qualidade de vida aos idosos através do fortalecimento de vínculos familiares.

Com as fragilidades que muitas vezes acompanham o processo de envelhecimento é comum surgirem conflitos entre os filhos quando a situação dos pais lhes passa a exigir novas responsabilidades e cuidados. "A família precisa de orientações para aceitar e gerir com serenidade a nova situação, de forma a respeitar as necessidades dos pais e evitar que se sintam um peso para os filhos", destacou Borjão.

Segundo o vereador, a família brasileira do terceiro milênio está cada vez mais distanciada do modelo tradicional, no qual o idoso ocupava lugar de destaque. No conceito do parlamentar, qualquer que seja a estrutura da família de hoje ou do futuro, há a necessidade de se manterem os vínculos afetivos entre os seus membros e os idosos. "Nesta fase da vida, o que o idoso necessita é de sentir-se valorizado, viver com dignidade, tranquilidade e receber a atenção e o carinho da família", defendeu.

Borjão aproveitou a oportunidade e pediu para que o prefeito informasse a localização do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e quais são os membros do conselho. Questionou como está a arrecadação do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso e quais são os investimentos que o município tem feito para a terceira idade.


Departamento de Comunicação

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados