Câmara altera Código de Posturas e obriga banheiro para deficientes em eventos

14/04/2016 09:17

Compartilhar

 

 

Outro projeto corrige o tratamento dado ás pessoas com deficiência, hoje chamadas de paraplégicas

 

A Câmara Municipal de Uberaba aprovou ontem dois Projetos de Lei Complementar que altera o Código de Posturas da cidade. O primeiro garante o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a sanitários públicos, sejam eles do tipo fixos, móveis ou banheiros químicos adaptados. O segundo substitui o termo “paraplégico” pela expressão “pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”. Ambos são iniciativa do vereador João Gilberto Ripposati (PSD), que explicou aos colegas, em Plenário, se tratar de adequação à Legislação Federal existente e garantir, por força de Lei Municipal, este importante direito a essas pessoas.

O vereador destaca que a instalação de sanitários públicos em eventos de grande fluxo de pessoas já é obrigatória no Código de Posturas, mas de forma incoerente e desatualizada. “Para corrigir e reforçar essa temática e em consonância com a Legislação Federal que ‘Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência’ - Estatuto da Pessoa com Deficiência – e a que ‘Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida’ é que propomos o projeto”.

O parlamentar lembra ainda que muitas pessoas com deficiência enfrentam diariamente a dificuldade de locomoção ou de acesso a locais de uso comum, dificuldades que se agravam quando se frequentam eventos com grande concentração de pessoas. “Nessas situações, o tratamento desigual se sobressai, o que clama por providências do Poder Legislativo”, afirma Ripposati.

No segundo projeto, também de iniciativa de Ripposati, é substituído o termo “paraplégico” pela expressão “pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”. De acordo com o vereador, a medida visa eliminar termos pejorativos da legislação e dar caráter mais humanitário e respeitoso a essas pessoas com o tratamento adequado.

 

Jorn. Márcio Gennari

Departamento de Comunicação

 

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados