Câmara aprova, em 2º turno, projeto que aumenta número de vereadores a partir de 2021

14/12/2017 09:27

Presidente do Legislativo reafirmou que matéria não proporciona qualquer aumento de gastos do Poder Legislativo e aumenta a representatividade

Câmara Municipal aprovou em segundo turno na manhã desta quarta-feira, 13 de dezembro,  o Projeto de Emenda Constitucional que amplia o número de vereadores de 14 para 21 a partir do mandato que se inicia em 2021. A votação foi rápida e a prometida manifestação contrária à matéria não passou de aproximadamente 15 pessoas nas galerias do Legislativo Municipal.

O projeto foi o segundo votado em uma pauta de sete matérias. O presidente do Legislativo, Luiz Humberto Dutra (PMDB) fez uma breve explanação sobre a matéria e destacou os motivos em que se posicionou contra na legislatura passada, quando proposta semelhante chegou a ser apresentada. Dutra disse que, naquele momento, não havia condições financeiras para tal iniciativa, considerando a arrecadação do município. Mais uma vez, ele ressaltou a ausência de aumento de gastos e a necessidade de ampliar a representatividade, visto que em cidades de portes infinitamente menores que Uberaba, as Câmaras Municipais contam com número de vereadores semelhantes.

O projeto foi aprovado por 13 votos favoráveis e um contra, do vereador Samuel Pereira que, apesar de favorável à ampliação do número de cadeiras, entende que este não seria o memento da discussão e votação da matéria.

Os manifestantes que estavam nas galerias chegaram a vaiar, mas nenhum tipo de tumulto foi registrado e a reunião prosseguiu normalmente após a votação do projeto.

Dep. de Comunicação

13/12/2017